Faltam 96 dias para o Autódromo de Interlagos começar a tremer! Dos mesmos organizadores do Rock In Rio, o maior festival de música, arte e cultura de São Paulo começa no dia 2 de setembro e atende pelo nome de The Town. E além de um line-up com grandes nomes da música brasileira e mundial, o festival apresentará uma proposta grandiosa, inclusiva e sustentável, além de outras novidades.
Na manhã desta terça-feira (30), a nossa equipe esteve na coletiva de imprensa do festival, que contou com a presença do CEO da Rock World, Luis Justo; da Chief Brand Reputation Officer da Rock World, Roberta Medina; e do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck. A empresa, organizadora do The Town e do Rock In Rio, e a maior produtora de aço do Brasil acabam de fechar uma parceria importantíssima para a realização do evento. Todo o aço utilizado na construção da Cidade da Música será fornecido pela empresa.
“A Gerdau compartilha dos mesmos valores e da cultura que a gente acredita na Rock World. A base principal, que a gente comunga, é sonhar grande, fazer acontecer e ter compromisso de legado. As duas empresas, desde o começo, ousaram pensar em um Brasil de uma dimensão gigantesca e levar mundo afora a nossa capacidade empreendedora e transformadora”, conta o CEO da Rock World, Luis Justo.
A parceria entre Rock World e Gerdau começou no ano passado, com a realização da 9ª edição do Rock In Rio, onde a maior produtora de aço do Brasil foi responsável pela construção do Palco Mundo, o maior do evento. Este também foi o maior Palco Mundo de todas as edições do festival desde 1985, com 104m de extensão e 30m de altura, construído com aço 73% reciclado. Para o The Town, o compromisso da Gerdau é utilizar 330 toneladas de aço 100% reciclado para moldar estruturas fixas e temporárias, incluindo equipamentos de entretenimento, fundação de edificações e infraestrutura do autódromo.
Muito além da música
Com shows de Post Malone, Bruno Mars, Foo Fighters e Maroon 5, que se apresentará em duas datas, não há como duvidar da grandiosidade do espetáculo que está sendo preparado. A maioria das datas já conta com ingressos esgotados, e outros nomes de peso, como Demi Lovato, Luíza Sonza, Ludmilla e Pitty também estão confirmados no palco principal.
Na coletiva, a cantora IZA, que interpreta a música tema do festival e subirá ao palco no dia 10 de setembro, foi anunciada como embaixadora do tema sustentabilidade da Gerdau para o The Town. Ela encerrou a entrevista com um pocket show exclusivo, acompanhada da Orquestra da Sucata, projeto social apoiado pela Gerdau que, desde 2015, envolve crianças e jovens em uma atmosfera cultural que busca refletir sobre as temáticas da reciclagem e da sustentabilidade por meio da música.
Porém, a proposta do The Town vai muito além da música. Assim como no Rock In Rio, a Rock World enxergou nos festivais a possibilidade de transmitir mensagens importantes. A parceria com a Gerdau, por exemplo, simboliza geração de emprego tanto na construção da estrutura do evento quanto na reciclagem do aço.
“Estamos orgulhosos em levar o aço Gerdau 100% para o maior festival de música, cultura e arte da história de São Paulo, reforçando o nosso compromisso em construir um futuro ainda mais sustentável e impactar positivamente as regiões em que atuamos”, explica o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck (foto).
Outra importante parceria foi firmada com a ONG Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país e acabar de vez com a pobreza nas comunidades. Com apoio do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, da Gerdau, da Fundação Grupo Volkswagen e do coletivo Vozes das Periferias, o The Town promoveu uma ação na Favela Haiti, localizada na Zona Sudeste de São Paulo (SP), que garante a realização das ações e cumprimento de metas que compõem o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida). Representantes de cada instituição se uniram com o objetivo de interromper o ciclo de pobreza da comunidade por meio de uma metodologia escalável e sustentável que já está sendo implementada.
O fundador e CEO da Gerando Falcões, Eduardo Lyra, também esteve presente na coletiva e aproveitou para agradecer o apoio dos executivos, além de ressaltar a missão da ONG.
“A Gerando Falcões está presente em quase 6 mil favelas brasileiras, trabalhando com projetos de desenvolvimento econômico, cidadania e impacto social. Mas, a nossa missão, o real propósito pelo qual a gente existe, é transformar a pobreza das favelas em peça de museu antes que Marte seja colonizado. Se tem Ciência suficiente para construir foguetes e chegar a outros planetas, a gente não pode tolerar que pessoas passem fome, que crianças não sejam alfabetizadas e que não existam oportunidades para todos. Um país rico como o nosso não pode produzir tanta pobreza”, afirma.
O projeto Favela 3D impactará 290 famílias (o equivalente a cerca de mil pessoas) da Favela do Haiti a partir de ações que promovem fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado das famílias até dezembro de 2024.
Novidades
E isso é só o começo de uma série de novidades que a organização do The Town vai anunciar até a realização do evento. Na coletiva, também foram mencionadas estas que listamos abaixo:
#1 Tirolesa confirmada
Pode comemorar! A clássica tirolesa, marca registrada do Rock In Rio, também estará presente no The Town e será construída 154 toneladas de aço reciclado da Gerdau.
#2 The Town no calendário oficial de São Paulo
O primeiro festival nem começou e a gente já quer saber se vai ter novamente. E a resposta é sim! O The Town está confirmado no calendário oficial de eventos paulistas, e vai acontecer nos anos ímpares, enquanto o Rock In Rio será realizado sempre nos anos pares.
#3 Chaveiro exclusivo
Quem não ama um produto oficial, não é mesmo? E o primeiro do The Town já foi apresentado. É um chaveiro em aço 100% reciclado Gerdau, produzido em parceria com a ONG Gerando Falcões e que representa a Favela do Haiti, para ser comercializado durante o festival. Toda a renda gerada a partir da sua venda será revertida para projetos de desenvolvimento da comunidade.
* Com a colaboração de Jéssica Bitencourt
Cathy Birle é Head de Conteúdo, Creative Business Strategist e sócia do Adnews.
Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.