O TikTok está lançando um novo recurso que facilitará a conexão das marcas com os criadores, especialmente aqueles com seguidores menores. As missões de marca farão com que as marcas compartilhem um briefing com a comunidade de criadores como forma de atrair conteúdo gerado pelo usuário.
Os criadores com pelo menos 1.000 seguidores poderão participar, um benefício potencial para microinfluenciadores e criadores casuais. Os criadores do TikTok, que devem ter 18 anos, verão o pagamento base potencial antes de optar por participar da Missão de Marca. Eles receberão um pagamento em dinheiro se o vídeo for escolhido e possivelmente um pagamento baseado no desempenho. Os criadores podem enviar até três vídeos por briefing, antes que as marcas escolham quais vídeos serão amplificados como anúncios.
“As marcas precisam de muito conteúdo, e é difícil criar conteúdo bem-sucedido do TikTok internamente”, escreveu Mae Karwowski, fundadora e CEO da Obviamente, em um e-mail. “Vimos que muitos deles realmente lutaram para criar vídeos curtos e conteúdo de anúncios que funcionem no TikTok.”
O Branded Missions está atualmente em teste beta e disponível em mercados selecionados nos EUA e em todo o mundo. Ele estará disponível em mais mercados ainda este ano, disse o TikTok.
O novo recurso é uma vitória para criadores menores, que podem não ter os 10.000 seguidores para se qualificar para o TikTok Creator Marketplace, que é onde as marcas normalmente se conectam com criadores de conteúdo de marca. Reduzir a contagem de seguidores para a qualificação da missão de marca também facilita para as marcas verem vídeos de criadores que, de outra forma, não encontrariam. O recurso também coloca mais “criadores” na plataforma, capturando aqueles que não têm uma contagem considerável de seguidores para fazer parte do TikTok Creator Fund.
“Teoricamente, isso também pode ajudar marcas menores que não podem pagar uma agência a encontrar o ajuste certo com os criadores e escolher determinados vídeos como anúncios em apenas alguns cliques”, disse Alessandro Bogliari, cofundador e CEO da The Influencer Marketing Factory. via email.
Ele acrescenta que isso poderia ajudar os criadores menores a trabalhar com marcas e construir seu portfólio. As missões de marca são a maneira mais recente de os criadores monetizarem no TikTok. O fundo para criadores do aplicativo começou em 2020 com um pool de US$ 200 milhões para pagar os criadores com base no desempenho de seus TikToks. O pool expandirá para US $ 1 bilhão nos EUA no próximo ano. Há também um recurso de dica para criadores do TikTok, onde os fãs podem pagá-los diretamente, mas os criadores precisam ter mais de 100.000 seguidores para serem elegíveis.
As opções de pagamento do TikTok pressionaram outras plataformas a avançar na batalha pelos criadores. Em fevereiro, a Meta anunciou que os criadores ganhariam 55% da receita de anúncios de banners em vídeos. A empresa se comprometeu a gastar US$ 1 bilhão em investimentos em criadores até o final de 2022. O TikTok também enfrenta concorrência de plataformas como Instagram e YouTube.
Matéria traduzida de Ad Age – Erika Wheless.
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