Skip to main content

Chegando perto do Dia da Imprensa, resolvemos separar algumas campanhas que marcaram pela sua criatividade e importância social. Listamos 5 campanhas nacionais e internacionais lançadas por diferentes veículos jornalísticos que marcaram época.

This is an Apple

Feita pela CNN, a campanha “This is an Apple”, traduzida para o português, Isto é uma Maçã, foi feita para mostrar o comprometimento do veículo de mídia com a verdade. No vídeo, uma maçã é apresentada, enquanto o narrador afirma sobre o que é aquela fruta. Independente do que qualquer um diga, ela vai continuar sendo uma maçã, lembrando que, no final, o que importa são os fatos.

Hitler na Folha de São Paulo

Dessa vez, voltamos um pouco no tempo para uma das campanhas mais marcantes da Folha de São Paulo. Feita em 1987, esse vídeo ganhou o Leão de Ouro em Cannes. Nele, várias características aparentemente positivas são dadas a alguma pessoa, que pouco a pouco vai sendo revelada. A surpresa no final, é que o individuo no caso é Adolf Hitler, mostrando que apenas um recorte da informação pode passar uma impressão bem errada.

Pontos de Vista

Em outra campanha um pouco mais antiga, dessa vez feita pelo The Guardian, a intenção é mostrar que um ângulo diferente pode mudar muito o que os fatos parecem ser. Chamado de “Pontos de Vista”, o comercial mostra um homem sendo vítima de um crime, mas que, por outro lado da filmagem, pode ser bem diferente do esperado.

A Folha publica, todo mundo replica

Dessa vez temos outra campanha da Folha de São Paulo, mas um pouco mais recente. É conhecimento geral que o jornal tem certo atrito com o Presidente da República, Jair Bolsonaro. Sendo assim, o chefe do executivo já citou o nome da Folha diversas vezes, e ela aproveitou para fazer um compilado, encerrando com a frase título do vídeo “A Folha publica, todo mundo repica”.

O jornalismo e a pandemia

https://www.youtube.com/watch?v=Kjmh-nxrowo

A pandemia foi um momento marcante para diversos profissionais e, entre eles, os jornalistas, que tiveram que cobrir o momento de perto. A Globo fez uma campanha especial mostrando o dia a dia desses profissionais durante esse período, que foi transmitida no seu principal programa jornalístico por William Bonner.

Quer saber mais novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!