Skip to main content

Hoje, dia 14 de Abril, é comemorado o Dia Mundial do Café. A planta, que fez parte da história de São Paulo e do Brasil, já fez parte de diversas campanhas durante os anos, afinal, nós somos o maior exportador de café do mundo.

Pensando nisso, o Adnews resolveu fazer um TopPubli mais do que especial para comemorar essa data, reunindo as melhores campanhas envolvendo essa bebida tão importante na vida de milhões de brasileiros, seja para começar o dia, ou para tomar aquele clássico cafézinho a tarde.

Confira as melhores campanhas com café:

Para apresentar a evolução de sua linha de cafés especiais, a Nescafé lançou uma campanha assinada pela agência DPZ&T. Nela, são apresentados uma série de vídeos com o conceito de que “Quando você respeita o tempo, a vida tem um sabor especial”. A ideia surgiu a partir de um insight humano, que é a relação próxima e sensorial que temos com o tempo

Café Seleto – Depois de um sono bom

E se o café faz parte da vida dos brasileiros há tanto tempo, é claro que não poderia faltar uma das campanhas mais clássicas do Brasil envolvendo a bebida. Em 1974, a Café Seleto lançou um jingle criado por Arquimedes Messina que ficou grudado na cabeça dos brasileiros. A marca usou a música mais de uma vez, mas o filme que mais marcou foi o animado.

McDonald’s – We Could

E claro, o café não é famoso só aqui no Brasil. A bebida, que é sucesso no mundo todo, também teve diversas campanhas de destaque pelo mundo. Em uma de suas campanhas mais provocativas, o McDonald’s do Reino Unido fez um vídeo mostrando tudo que poderia ter colocado em seu café, fazendo referência a marcas rivais, mas optou pela opção mais simples.

Nespresso – What Else

E claro, quando se fala em campanhas envolvendo café, não dá para deixar de lembrar de George Clooney, garoto propaganda da Nespresso. Ao longo dos anos, o ator foi protagonista de uma série de campanhas da marca, em que deixou o slogan “What Else?” (o que mais?) popularmente conhecido pelo mundo todo. As campanhas chegaram a contar até mesmo com outros astros de Hollywood, como Jack Black.

Quem nunca bocejou durante um dia super cansativo? No metrô de São Paulo, basta caminhar um pouco para ver uma ou outra pessoa bocejando. Pensando nisso, a Café Pelé colocou colocou um painel na linha amarela do transporte público com um vídeo em que um homem bocejava repetidamente. Quem bocejasse também, ganhava um café para deixar o dia um pouco menos cansativo.

E claro, falando em café, não dá para não lembrar do Rei…

Natural da cidade de Três Corações, grande produtora de café em Minas Gerais, o Rei Pelé teve grande importância na divulgação do café brasileiro pelo mundo. Na década de 70, após conquistar o tri-campeonato mundial com a seleção brasileira, o craque assinou com a Cacique Alimentos para criação do Café Pelé.

Unindo duas das maiores paixões dos brasileiros, café e futebol, não demorou muito para que a marca se consolidasse em território nacional e começasse a exportar o produto, chegando a marcar presença em cerca de 50 países. Em 2017, a empresa foi adquirida pela Jacobs Douwe Egberts (JDE), empresa holandesa que também é proprietária da  Pilão, L’OR e Caboclo, todas brasileiras.

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.