O mundo está diante de um cenário desafiador, onde as empresas precisam gerar conteúdo, ao mesmo tempo, para várias gerações de pessoas. É um período em que comportamentos de compra, desejos e necessidades se multiplicam, e com isso as antigas estratégias de relacionamento, serviços e oferta de produtos não atendem este novo padrão.
Neste ano, Philip Kotler, um dos papas do Marketing Mundial, juntamente com outros autores, lançaram o livro: “Marketing 5.0 – Tecnologia para a Humanidade”. O conceito nasce da evolução da disciplina, que se adapta a mudanças realizadas pelas inovações tecnológicas e fatores que transformaram a realidade da sociedade nos últimos tempos, como a pandemia da Covid-19.
Neste novo contexto, inteligência humana e artificial se unem para enriquecer a experiência do usuário, minimizando pontos negativos e impulsionando transformações importantes no mercado e na sociedade. Segundo os autores, se uma empresa deseja obter resultados nos próximos anos, ela deve ser capaz de ser biônica, ou seja, combinar a força humana apoiada por tecnologia.
Para entender como o Marketing 5.0 se insere nessa nova realidade, o Fórum Mundial de Marketing, que ocorre entre os dias 05 e 07 de novembro, dedica temáticas sobre o conceito. Dentre importantes aspectos, vale destacar o papel relevante que a tecnologia desempenha nos processos de personalização e customização de produtos e serviços, de acordo com cada cliente. Sendo assim, surgem novos modelos de negócios onde o consumo é centrado no indivíduo e não mais em segmentos.
Para Kotler, Marketing Digital ou Marketing 5.0 é a atualização do Marketing que compreende a realidade do consumidor conectado, que é aquele que leva em consideração, na sua decisão de compra, informações disponíveis na internet sobre empresas e produtos.