Um sorriso vale mais que mil palavras, até na publicidade

Artigo de Leonardo Gandolphi, Community Manager da fri.to

Quem inventou a frase “um sorriso vale mais que mil palavras” certamente não fazia ideia de quão vanguardista era. A hipérbole subjetiva, passada há anos como ensinamento clássico, ganhou outro significado na era digital. O surgimento dos emojis na linguagem escrita trouxe uma nova maneira de expressão e tem substituído cada vez mais palavras e até sentenças inteiras. 

Por algum tempo, o uso de emojis foi marginalizado, e limitava-se apenas as conversas particulares nos smartphones, até que, os especialistas em línguas começaram a perceber que tratava-se de algo muito maior que uma simples onda tecnológica, e passaram a considerá-los uma nova ferramenta da linguagem. Diante disso, muito se falou sobre a aplicação de emojis em situações não tão pessoais quanto uma conversa entre amigos e, ainda que relutante, essa nova maneira de comunicar-se começa a chegar ao universo da comunicação entre marcas e público alvo.

Já está mais do que na hora da publicidade de hoje ajustar sua linguagem para o digital – o que muitas marcas já estão fazendo muito bem. Essa é uma forma de escrita que se adaptou a partir da internet e veio para ficar. Trata-se de uma transformação enorme da escrita e linguagem que conhecemos.  A melhor prova disso é o registro do primeiro endereço virtual feito por meio de um emoji. A URL www.:D.ws, que só pode ser acessada através de dispositivos móveis, é parte da campanha da Coca-Cola divulgada em Porto Rico. A ideia era reforçar a relação da marca com a felicidade e ainda aproximar-se mais profundamente de seus consumidores jovens. 

Simples e de fácil utilização, eles reduzem a necessidade de outros recursos de linguagem e podem encurtar uma frase passando a mesma informação sem utilizar uma única letra. Além disso, é muito mais fácil transmitir uma expressão facial ou emoção por meio de um emoji. Assim, o receptor da mensagem sabe exatamente o sentimento que pretende ser transmitido.  Outra excelente função do emoji é a facilidade de expressar-se em ferramentas que possuem limite de caracteres, como o Twitter. Aderindo a esse recurso, é fácil passar a informação que deseja em alguns poucos espaços. Podemos citar também a incrível vantagem do uso de símbolos, eles podem ser facilmente compreendidos por pessoas que sequer falam a mesma língua.

A utilização de emojis, porém, não significa a extinção da língua como conhecemos. Ela deve ser encarada muito mais como um atalho para algumas situações, acréscimo para a escrita em outras e, principalmente como ferramenta capaz de aproximar relações de marca e consumidor. Eles são um reflexo da maneira como falamos e não como escrevemos ;).

Artigo de Leonardo Gandolphi, Community Manager da fri.to

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