O UOL anunciou nesta semana uma parceria de conteúdo com o site O Antagonista e com a revista Crusoé. No momento em que o Brasil começa a acompanhar mais de perto as pré-candidaturas à presidência da República e início da corrida eleitoral, os sites passam a aumentar a oferta de conteúdo político disponível para o público do UOL.
O site O Antagonista e a revista Crusoé foram criados pelos jornalistas Diogo Mainardi e Mario Sabino. Rapidamente O Antagonista se tornou um dos sites de política mais lidos e influentes do país, com Redações em São Paulo e em Brasília.
Fundado há sete anos, O Antagonista notabilizou-se pela defesa da operação Lava Jato, que cobriu intensamente. Entre os seus furos de reportagem, um dos mais recentes foi a compra de uma mansão em Brasília pelo senador Flávio Bolsonaro, filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro. O site também repercutiu nacionalmente ao lançar luz sobre votações noturnas de pautas-bombas no Congresso Nacional.
Depois do sucesso de O Antagonista, Mainardi e Sabino lançaram a Crusoé, em 2018. Com público composto por assinantes, a Crusoé traz às sextas-feiras reportagens exclusivas sobre os bastidores do poder, bem como entrevistas com personagens relevantes da vida política nacional. O Poder Judiciário é um dos grandes assuntos da revista. A Crusoé também conta com colunistas de peso, como o ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, o comentarista cultural Ruy Goiaba, o escritor Alexandre Soares Silva, além de Mainardi e Sabino.
“A pluralidade de conteúdo é uma das nossas bases. Portanto, ter os sites do Antagonista e da Crusoé dentro do que oferecemos para nosso público é um movimento natural para nós”, afirma Paulo Samia, CEO do UOL CS (Conteúdo e Serviços).
Com o acordo, conteúdos selecionados dos sites passam a ter links em diversas páginas e estações do UOL. O acesso por esses links permitirá aos visitantes do UOL ler esses textos mesmo que estejam em áreas restritas aos assinantes do Antagonista e da Crusoé.
“O UOL é reconhecido por ter uma base diversificada e respeitada de colunistas e articulistas. Nomes como os de Mainardi e Sabino tornam ainda mais rica nossa oferta de opinião”, diz Murilo Garavello, diretor de Conteúdo do UOL.
Além do acordo editorial, as empresas passam a trabalhar no desenvolvimento de projetos especiais de publicidade, que serão levados conjuntamente ao mercado anunciante nas próximas semanas. Também haverá intercâmbio de tecnologia e ferramentas com o objetivo de alavancar tanto a audiência dos sites como a performance técnica das plataformas.