Skip to main content

As áreas de Equidade, Inclusão e Pertencimento (EI&P) e Negócios da VMLY&R Brasil estão lançando um projeto inédito na publicidade brasileira para estimular a equidade racial na área de atendimento das agências. Diferente de outras iniciativas, a Academia Preta de Negócios (APN) tem foco em profissionais que atuam em outros segmentos, mas que têm o sonho de construir uma carreira em propaganda. 

Além da participação das lideranças da VMLY&R, o projeto terá a presença de clientes Visa, Vivo e o apoio da Aliança Sem Estereótipos, da ONU Mulheres, que possui um grupo de trabalho interno para promover iniciativas que estimulam a inclusão de pessoas diversas em diferentes áreas da publicidade.  

A iniciativa também contará com Egnalda Cortes, da Cortes e Companhia, primeira agência de creators negras e negros da América Latina, e da plataforma em rede Instituto Mestre GP. A seleção prevê até 25 participantes e os encontros estão previstos para acontecer entre os meses de julho e setembro de 2023.  

Agência VMLY&R Brasil lança Academia Preta de Negócios

“Uma das áreas que menos têm pessoas negras na publicidade é o atendimento. Por isso, queremos empretecer esse setor. Este projeto piloto pretende mapear talentos que tenham aptidão para negócios e criar oportunidades para que conheçam o nosso mercado, além de abrir a troca de experiências e o intercâmbio de saberes”, comenta Valerya Borges (foto, à dir.), diretora de Equidade, Inclusão e Pertencimento da VMLY&R Brasil. 

Destinado a pessoas com mais de 18 anos e sem limite etário, o programa inclui encontros semanais e será composto por temas como Produção Básica, Mídia Básica, Existência do Planejamento, Processos, Gestão de Projetos, Briefing, Atendimento, Plataformas Digitais e Ofício Criativo. 

“Todas as agências estão trabalhando para melhorar a equidade racial em seus quadros, mas existe uma dinâmica “rouba monte” que não ajuda o mercado. Por exemplo: acabei de contratar minha primeira diretora preta, mas deixei outra agência sem ela. Queremos mudar essa lógica, trazendo profissionais de fora da propaganda e preparando-os para atuarem em Atendimento/Negócios não só na VMLY&R, como também em outros players do mercado”, complementa Leo Balbi (foto, à esq.), Chief Business Officer da VMLY&R Brasil. 

A cada encontro, além de Léo Balbi, executivos da agência, como Fernando Taralli (CEO da VMLY&R Brasil), Alejandro Suarez (Chief Financial Officer), Sleyman Khodor (Chief Creativity Officer), Sumara Osório (Chief Strategy Officer), Jaqueline Travaglin (Chief Operating Officer), Nicole Godoy (head de Produção) e Luiza Valente (head de Mídia) vão compartilhar seus aprendizados e trajetórias. 

Da mesma forma, cada convidado externo dividirá conteúdos sobre suas áreas de atuação. Visa e Vivo vão promover conversas entre os candidatos e executivos de marketing das empresas, para mostrar o lado do cliente e discutir as boas práticas da pessoa profissional de atendimento. Já a Aliança sem Estereótipos falará sobre os estigmas e arquétipos na publicidade. Egnalda, da Cortes e Companhia, vai compartilhar sua visão sobre empreendedorismo e negócios, e o Instituto MestreGP ajudará os candidatos a darem os primeiros passos no entendimento e aplicação prática da gestão de projetos. 

A identidade visual da Academia Preta foi idealizada a partir de uma reinterpretação dos grafismos heráldicos, sistema visual criado na Europa no século XII, e inspirada nas máscaras africanas longilíneas, que muitas vezes lembram escudos e eram usadas em diversas cerimônias sagradas. A escolha foi substituir referências europeias e trazer uma conexão com a iconografia negra para simbolizar a representação da APN.  

As pessoas participantes que não receberem convites para integrar o time da VMLY&R Brasil farão parte do banco de talentos da agência, compartilhado com outras empresas do grupo WPP.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.