Skip to main content

Em comemoração aos 37 anos velejando, a Família Schurmann partirá em uma expedição especial, reunindo cientistas, ambientalistas, ONGs e outros integrantes de uma rede de apoio pelos mares. O projeto, chamado “Voz dos Oceanos“, ainda conta com apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A viagem parte de Santa Catarina, no Veleiro Kat, e levará dois anos para ser concluída, terminando na Nova Zelândia. Durante o percurso, serão percorridos os mares da costa brasileira, ilhas do Caribe, costa atlântica dos Estados Unidos, arquipélago das Bermudas, canal do Panamá, Galápagos e Polinésia.

A expedição também passará pelos pontos onde o plástico mais se acumula no oceano, além de observar e registrar o que está acontecendo nos oceanos. O projeto, único vinculado à campanha “CleanSeas“, da ONU, no Brasil, pretende buscar soluções para os problemas de poluição marítima, conscientizar a população sobre eles e estimular a ação das pessoas para a proteção dos oceanos e da vida marinha.

Assista ao ADTALKS sobre o Voz dos Oceanos, com Vilfredo Schurmann e Heloisa Schurmann:

Patrocinadores de Voz dos Oceanos

A iniciativa conta com o patrocínio de Corona, que já limpou mais de 1,2 milhão de m² de praias no Brasil e recolheu mais de 5,4 toneladas de lixo descartados de forma irregular na natureza, e também Faber-Castell, Natura Kaiak e Sabesp. Além disso, o projeto recebe apoio dos projetos Plastic Soup Foundation e PNUMA.

“Como uma cerveja que nasceu na praia, Corona tem uma conexão muito especial com o mar e a natureza. Somos movidos pelo desejo de curtir os paraísos, mas também pela responsabilidade de cuidar deles. Sabemos que essa missão só pode ser realizada com a colaboração de todos, por isso buscamos nos unir a parceiros que, assim como nós, entendem que o plástico não pertence ao paraíso e também querem mudar essa realidade”, conta João Pedro Zattar, head de marketing de Corona no Brasil.

Família Schurmann

Em 1984, após dez anos de planejamento e preparativos, Vilfredo e Heloisa partiram de Santa Catarina, com os filhos Wilhelm, David e Pierre – na época, aos 7, 10 e 15 anos, respectivamente – com o objetivo de realizar um sonho: dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.

Em sua primeira grande aventura, os Schurmann passaram dez anos no mar e, ao retornarem, passaram a ser conhecidos como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. De lá para cá, foram, até o momento, três voltas ao mundo – 10 Anos no Mar (1984 – 1994), Magalhães Global Adventure com a filha Kat Schurmann a bordo (1997 – 2000) e Expedição Oriente (2014 – 2016).

Leave a Reply