Skip to main content

De olho na ascensão dos veículos elétricos no Brasil, o Waze acaba de lançar uma nova funcionalidade no app. A partir de agora, os motoristas terão, além de carro particular, táxi e moto, a opção de selecionar veículo elétrico na configuração de navegação. 

Com isso, os usuários passam a ter rotas específicas para esse tipo de automóvel e também receber informações sobre pontos de recargas e, em São Paulo, também receberão informação sobre a inserção ao rodízio da capital. 

A partir do trabalho voluntário da comunidade de editores de mapa, o Waze mapeou mais de 1.000 eletropostos e pontos de recarga em todo o país. Além disso, o aplicativo fechou uma parceria com a Renault, uma das principais montadoras que tem e incentiva o uso de veículos elétricos. Outro parceiro fundamental nesse lançamento é o Auto Compara, que dará até 20% de desconto na contratação de seguros para automóveis com esse tipo de motorização.

Segundo os dados levantados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), foram vendidos mais de quatro mil veículos leves eletrificados em junho – tornando o mês o segundo melhor na série histórica e totalizando mais de 20 mil unidades vendidas no primeiro semestre de 2022. Atualmente, a frota nacional de veículos eletrificados (HEV, PHEV e BEV) chega a aproximadamente 100 mil.

Heloisa Pinho, Country Manager do Waze no Brasil, diz:

“Aos poucos, os veículos elétricos têm ganhado capilaridade no mercado brasileiro, seja pelo engajamento dos motoristas em questões ambientais ou pelos aumentos consecutivos dos combustíveis. A verdade é que esse público tem crescido e como somos um aplicativo construído pela comunidade e para a comunidade, aceleramos o nosso processo de inclusão dessa nova funcionalidade no aplicativo.”

Parceria com o Auto Compara

Para celebrar o lançamento das funcionalidades, o Auto Compara, plataforma de contratação de seguros do Santander Brasil e parceiro do Waze na iniciativa, vai conceder aos proprietários de veículos híbridos e elétricos um desconto de 20% na contratação de proteção em seis seguradoras (Allianz, HDI, Liberty, Sompo, Tokio Marine e Zurich).

Para Rogerio Ferreira de Souza, CDO (Chief Digital Officer) do Auto Compara, o apoio à iniciativa do Waze tem estreita relação com a visão de sustentabilidade da empresa. “Somos uma companhia de processos 100% digitais, que não usa papel e elimina toda burocracia tradicional da contratação de seguros. O Auto Compara é uma empresa que dialoga com quem gosta de inovação e sustentabilidade, porque com a tecnologia conseguimos facilitar a comparação e a personalização de um seguro mais transparente e uma escolha mais consciente, como é o perfil do proprietário de um carro híbrido ou elétrico”, afirma o executivo.

Como trocar o tipo do veículo: 

Para selecionar a nova opção, os usuários precisam acessar: Meu Waze > Configurações > Detalhes do Veículo > Tipo de veículo e selecionar Elétrico, conforme a imagem:

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!