Skip to main content

O WhatsApp anuncia uma parceria inédita com o Porta dos Fundos para uma campanha multiplataforma que transforma conteúdo educacional em humor e convida os usuários a ficarem alertas para golpes, mesmo os mais inocentes como o amigo que diz que “já está chegando” mas ainda não saiu de casa.

A campanha começa no dia 9 de dezembro com a esquete ” Golpe” divulgada no canal do grupo, com roteiro de Matheus Mad, direção de Zaga Martelletto e atuações de Rafael Infante e Rafael Portugal. O vídeo explica o funcionamento dos golpes aplicados utilizando engenharia social de forma divertida e marca o lançamento do site Golpes Manjados. Esse hub reunirá informações educativas sobre segurança em tom cômico, incluindo dicas importantes como habilitar a confirmação em duas etapas do WhatsApp e sempre confirmar a veracidade de pedidos recebidos no app, além de trazer figurinhas e recursos de áudio e gifs para serem compartilhados. Confira:

Com roteiro desenvolvido pelo Porta dos Fundos, foi criado um chatbot no aplicativo (disponível no número +55 11 3066-3843 ou por este link) que apresenta dicas bem humoradas para auxiliar as pessoas a não caírem em golpes, como nunca compartilhar o código de verificação enviado por SMS e restringir a foto de perfil do aplicativo apenas para os seus contatos.

“Nosso objetivo é usar a sátira e brincar com esse conceito dos golpes para ter uma comunicação mais próxima dos usuários e conseguir entregar dicas reais de como as pessoas podem se proteger utilizando os recursos que já estão disponíveis na plataforma. A equipe do Porta dos Fundos trouxe essa leveza de uma maneira extremamente divertida e, ao mesmo tempo, apresentando essas dicas úteis para todas as pessoas”, explica Taciana Lopes, Head de Marketing para o WhatsApp na Meta Brasil.

As ações fazem parte de uma série de iniciativas que o WhatsApp tem lançado desde 2020 para dar visibilidade e estimular seus usuários a se protegerem de golpes utilizando os recursos já presentes no aplicativo. A produção é um projeto do Porta dos Outros, a nova unidade de negócios do Porta dos Fundos, que tem como objetivo desenvolver e produzir conteúdos originais e atrativos, ajudando as marcas a se relacionarem com sua audiência e transformando-as em publishers.

“A nossa intenção com o Porta dos Outros é criar conteúdos proprietários, de relevância cultural, que aproximam as pessoas por meio do humor. Nós auxiliamos as marcas a produzirem conteúdos pensados para a sua própria audiência. Na campanha com o WhatsApp, além da criação do site e do bot, também usaremos o próprio aplicativo para interagir com o público, disponibilizando para download áudios do elenco do Porta nos seus personagens e stickers exclusivos para a campanha. É a história dos golpistas contada com o tom e ponto de vista do Porta, de uma forma divertida e didática”, comenta Ian SBF, sócio fundador do Porta dos Fundos e líder criativo do Porta dos Outros.

Leave a Reply