Marketing para WhatsApp: como usar?

O WhatsApp ultrapassa um bilhão de usuários ativos por dia. E essa plataforma poder ser um recurso incrível para ações de marketing para WhatsApp.

Os dados de audiência refletem a notoriedade do aplicativo e, além disso, permitem pensar que este aplicativo de mensagens instantâneas pode ser a oportunidade perfeita para se conectar com o público-alvo.

Mas dá para fazer marketing digital neste aplicativo? A resposta é sim. O marketing no WhatsApp é uma estratégia que cada vez mais empresas utilizam para realizar promoções, campanhas de fidelização de clientes, para promover a comunicação corporativa, etc.

Sem dúvida, é uma tendência crescente de marketing pelo baixo custo e pelos bons resultados que pode trazer às empresas .

A seguir, convidamos você a descobrir tudo sobre o WhatsApp Marketing: O que é, principais vantagens, como criar uma estratégia e algumas dicas para colocá-la em prática, acompanhe! 

O conceito de Marketing para WhatsApp

WhatsApp Marketing, como o próprio nome sugere, é uma estratégia de marketing que se realiza através deste aplicativo móvel.

Esta estratégia consiste em aproveitar uma das suas principais características, as mensagens instantâneas .

Normalmente, as estratégias de WhatsApp Marketing incluem dois tipos de ações principais: comunicação com o público e envio de conteúdo valioso.

Este aplicativo móvel não foi originalmente planejado para desenvolver estratégias de marketing. 

Porém, seu grande sucesso entre as pequenas, médias e grandes empresas, impulsionou a empresa a lançar uma versão mais comercial.

O WhatsApp Business, um app que facilita a interação com o público, que oferece ferramentas para automatizar o WhatsApp, além de organizar e responder rapidamente às mensagens do público.

Diferenças entre WhatsApp privado e Business

À primeira vista, os dois aplicativos são praticamente os mesmos. No entanto, o WhatsApp Business também inclui:

Perfil profissional

O WhatsApp Business permite editar o perfil em um nível mais avançado e definir as principais características do seu negócio, tais como: nome, tipo e descrição do negócio, endereço, horário, site, e-mail. 

Automação

Permite que você crie respostas automatizadas, para responder aos seus clientes sem ter que responder você mesmo. Suas mensagens automatizadas incluem:

  • Mensagem de boas-vindas: esta mensagem é usada quando um usuário nos escreve pela primeira vez.
  • Mensagem de ausência: Esta mensagem é enviada quando um usuário entra em contato fora do horário comercial que definimos.
  •  Respostas rápidas: São mensagens predefinidas que podemos configurar na ferramenta para oferecer respostas simples, como uma mensagem de despedida.

Medição

O WhatsApp Business oferece uma seção de análise, onde inclui métricas de desempenho para nossas ações de marketing.

Essa seção, aliada aos OKRs definidos para a estratégica macro, podem trazer insights relevantes para a ação.

Podendo interpretar se as estratégicas estão corretas ou então se precisam de algumas correções.

Vantagens de fazer marketing para WhatsApp

As vantagens do marketing no WhatsApp são as seguintes:

Confiança

O usuário geralmente confia no aplicativo e no conteúdo publicitário que recebe por meio dele, especialmente se tiver o remetente salvo em sua lista de contatos.

Por isso, em muitas ocasiões, as campanhas realizadas no WhatsApp são feitas apenas com aqueles usuários que têm a empresa em seus contatos, com o objetivo de aumentar a eficácia.

Frequência de uso

A frequência de uso do WhatsApp é, sem dúvida, muito maior do que a de outros aplicativos móveis. Pense nisso! Quantas vezes você usa Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn? E o WhatsApp? É inquestionável que a frequência de uso é muito maior neste último.

Pouca competição

Embora a cada dia mais empresas utilizem o WhatsApp para implementar sua estratégia de marketing, ainda são poucas. A competição em relação a outras plataformas é muito baixa e isso pode fazer sua estratégia ganhar bastante força.

Mensuração de sucesso

Podemos verificar o sucesso da entrega de conteúdo graças ao duplo check azul e o sucesso da campanha graças às respostas dos usuários. Comparado a outras plataformas e aplicativos, medir o sucesso da estratégia no WhatsApp é bastante simples

Grande variedade de formatos

A aplicação permite o envio de conteúdos em diversos formatos: desde vídeos (vídeo marketing WhatsApp), gifs, imagens e textos promocionais.

Como fazer uma estratégia de marketing para WhatsApp

Siga estas etapas a seguir:

Crie uma base de dados

Criar um banco de dados é vital para implementar qualquer estratégia de marketing, não é diferente com o WhatsApp. É importante que esta base de dados seja segmentada para que os diferentes tipos de clientes sejam muito claros na condução das campanhas.

Defina a estratégia e a mensagem

Que campanha você vai realizar? Qual é o seu objetivo? Como você vai se comunicar? Você vai criar grupos?

Trabalhe na estratégia e na mensagem pelo tempo que precisar, pois isso é fundamental no Marketing do WhatsApp.

Selecione suporte visual ou audiovisual

É hora de selecionar as imagens ou vídeos que irão acompanhar a mensagem de texto. Você pode enviar conteúdo multimídia que facilite a comunicação com o usuário. Além disso, esse conteúdo costuma ter mais sucesso com o público.

Envie

Agora você pode enviar a campanha. O envio pode ser feito manualmente, ou seja, contato a contato, ou em massa. A seleção de um método de envio ou outro dependerá do número de destinatários.

Dicas para aproveitar ao máximo o WhatsApp Marketing

Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo o Marketing do WhatsApp:

Atender clientes em tempo real

Com a função de pagamentos via WhatsApp, com opções de débito ou crédito com diversas bandeiras de cartão, é possível facilitar o atendimento aos clientes e todo a sua jornada de compra.  

Para melhorar seu atendimento pós-venda, é recomendável que você utilize o WhatsApp para atender seus clientes em tempo real.

Inclusive para melhorar o atendimento de pré-venda, sanando possíveis dúvidas. O chat perfeito para uma estratégia de fidelização de clientes

Use grupos de forma adequada

O WhatsApp permite que você crie grupos para fazê-los e usá-los corretamente. Você pode criar grupos para organizar eventos, responder a perguntas sobre um produto ou serviço e assim por diante.

Gere mensagens atraentes

Crie textos de negócios bons, curtos, claros e bem escritos. 

É aconselhável que esses textos vão na mesma mensagem, ou seja, que você os envie separados em parágrafos ao invés de enviá-los em mensagens diferentes, para que o usuário encontre apenas uma notificação.

Aproveite o conteúdo multimídia

Aproveite o conteúdo multimídia e acompanhe seus textos com imagens, vídeos, gifs, emojis, etc. Eles ajudarão a tornar sua campanha muito mais visual e dinâmica!

Use todas as funções que o aplicativo permite a você

Para realizar campanhas de sucesso no WhatsApp, use todas as ferramentas do WhatsApp, por exemplo: coloque uma boa imagem de perfil, envie a localização exata para que os usuários saibam onde está o seu negócio, faça uso do status do WhatsApp (semelhante aos Stories do Instagram porque só podem ser visualizado por 24 horas), automatizar o WhatsApp para responder aos clientes e assim por diante.

Gostou das dicas para fazer uma campanha de marketing digital no WhatsApp? Conta pra gente o que achou nos comentários abaixo.

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