A publicidade tem o poder de provocar reflexões profundas e contribuir para mudanças sociais, especialmente quando utiliza sua criatividade para abordar questões sensíveis e urgentes, como o racismo. No contexto do Dia da Consciência Negra, campanhas publicitárias desempenham um papel essencial ao destacar a luta pela igualdade racial, valorizar a cultura negra e confrontar preconceitos que ainda permeiam a sociedade.
A seleção de 10 campanhas que apresentamos reflete a diversidade de abordagens criativas utilizadas para tratar desse tema tão sério. Com narrativas que vão da sensibilização por meio de dados chocantes até mensagens poéticas e emocionais, as campanhas exploram diferentes formatos e argumentos, seja pela provocação direta ou pelo reforço de referências positivas.
Essas iniciativas são um lembrete poderoso de que a criatividade, quando bem direcionada, pode ser uma ferramenta transformadora, ajudando a jogar luz sobre problemas históricos, amplificar vozes antes silenciadas e inspirar atitudes que promovam a justiça e a igualdade.
BLUESMAN
Este marcante trabalho da AKQA para o rapper Baco Exu do Blues aborda com sensibilidade as múltiplas facetas do racismo no Brasil.A narrativa provoca reflexão do início ao fim, desde o impacto do silêncio que se segue à fala de uma criança negra ao expressar o sonho de ser médico, até o poderoso desfecho que revela o motivo pelo qual um homem negro estava correndo. Realizado em parceria com o Coala Festival e Stink Films, o curta é uma criação de grande relevância e merece reconhecimento pelo impacto que causa.
Thiago
“O risco de Thiago ser assassinado é quase 3 vezes maior que o de outras crianças.
Só que Thiago não sabe disso.
Nem desconfia que não vai chegar aos 18 anos.
Só sabe que as pessoas olham para ele de um jeito diferente.
Ou desviam o olhar quando ele passa.
Mas por que justo o Thiago?
Por que ele não tem os mesmos direitos que as outras crianças?
A resposta é simples.
Porque ele não tem a mesma cor de pele do menino desta foto”
Poder do Afeto
Em 2022, a Globo destacou o poder do afeto. A campanha foi pensada e desenvolvida a partir da soma de forças criativas de contadores de história negros e negras do Entretenimento e de Marca e Comunicação.
Imagine um mundo sem ódio