Skip to main content

O Natal finalmente chegou e p para combinar com o clima é sempre bom acrescentar alguns filmes ao feriado. Durante tanto tempo os filmes natalinos marcaram época e muitos deles se tornaram clássicos. Para tornar o feriado ainda mias especial, nada melhor do que relembrar e assistir de novo algumas dessas obras.

Para você ter algumas ideias, nós separamos uma lista com 10 filmes de Natal, confira:

Esqueceram de Mim – Home Alone (1990)

Direção: Chris Columbus

Onde assistir?: Disney+

Sem dúvida um dos maiores clássicos de Natal de todos os tempos. Com diversas sequências e até uma versão mais recente do filme (que com certeza não vale a pena ser vista). A produção é estrelada pelo astro mirim Macaulay Culkin, que ficou famoso justamente pela franquia, mas também conta com nomes grandes como Joe Pesci.

Na trama, o garoto Kevin McCallister, interpretado por Culkin, é esquecido em casa na viagem de Natal da família. O que começa divertido, acaba se mostrando um perigo quando dois ladrões percebem que a casa está vazia e tentam invadir. O roteiro do filme é assinado por John Hughes, o diretor de clássicos como Curtindo a Vida Adoidado.

Antes só do que mal acompanhado – Planes, Trains & Automobiles (1987)

Direção: John Hughes

Onde assistir?: Amazon Prime Video

Mais uma obra de John Hughes, mas dessa vez na direção. Talvez não tão conhecido quanto outros filmes de Natal aqui no Brasil, ou até não tão famoso na filmografia do próprio cineasta, o filme ainda vale muito a pena. Começando pelos dois nomes que protagonizam a história: Steve Martin e John Candy.

Tecnicamente esse não é um filme de Natal, mas sim um filme de ação de graças, feriado que não existe no Brasil. Ainda assim, a comédia tem o espírito necessário para um bom filme de Natal, principalmente com a marca de Hughes. Na trama, o publicitário mal humorado Neal Pages esbarra com o vendedor de anéis de cortina Del Griffith, que complica sua viagem de volta para a casa.

Um Herói de Brinquedo – Jingle All the Way (1996)

Direção: Brian Levant

Onde assistir?: Disney+

Um filme que com certeza marcou a infância de muita gente, Um Herói de Brinquedo é protagonizado por um dos maiores astros do século passado: Arnold Scharzenegger. A produção marcou as televisões brasileiras e é com certeza um dos filmes natalinos mais divertidos já feitos.

A trama acompanha Howie Langston, um homem de negócios que não tem tempo para a família, em especial, seu filho Jamie. Entretanto, o cenário muda no Natal, quando o personagem de Arnold perde um momento importante na vida de Jamie e tenta compensa-lo dando um brinquedo especial.

O Grinch – How the Grinch Stole Christmas (2000)

Diretor: Ron Howard

Onde assistir?: Netflix

Estrelado por Jim Carrey no papel principal de Grinch, o monstro verde que odeia o Natal marcou uma geração inteira. O longa inteiro é baseado em um clássico do Doutor Seuss: Como o Grinch roubou o Natal. O escritor renomado é conhecido pela obra, e por outros livros que também viraram filmes como O Lorax e O Gato.

No filme, o Grinch é uma criatura rabugenta que detesta o Natal e quer fazer de tudo para acabar com a festa na Quêmlandia. Além do filme original, é bom lembrar que recentemente uma animação do famoso monstro verde também foi lançada, estrelando Benedict Cumberbatch na dublagem do personagem.

Klaus (2019)

Diretor: Sergio Pablos

Onde assistir?: Netflix

Uma data tão importante não poderia ficar sem animações dedicadas só para ela. Klaus é uma produção original da Netflix que ganhou muito reconhecimento logo no ano em que foi lançada. Além de ter sido um sucesso de público, o longa animado também concorreu a um Oscar.

Klaus conta a história de dois personagens inusitados: um aprendiz de carteiro. O protagonista, chamado Jesper, vive em uma cidade no Ártico onde todos os habitantes brigam entre si e o clima é sempre pesado. Com ajuda de alguns amigos, entre eles um misterioso carpinteiro chamado Klaus, o aprendiz tenta mudar as coisas onde vive.

Tudo Bem no Natal que Vem (2020)

Diretor: Roberto Santucci

Onde assistir?: Netflix

O cinema nacional também não fica de fora da nossa lista. O filme é original da Netflix feito em parceria com o ator Leandro Hassum. O filme, como é de se esperar, é uma comédia de Natal bem parecida com muitas daquelas já conhecidas, mas com o diferencial de ser feita naquele estilo que só o Brasil pode proporcionar.

A história do filme é bem curiosa: o personagem de Hassum, Jorge, sofre um acidente que muda sua vida para sempre. Após cair da escada no dia 24 de Dezembro, o personagem começa a esquecer todo o resto do ano quando esse dia chega, vivendo a vida apenas na véspera do dia 25.

O Estranho Mundo de Jack – The Nightmare Before Christmas (1993)

Diretor: Tim Burton

Onde assistir?: Disney+

Um dos filmes mais famosos de Tim Burton. O diretor conhecido por ter um estilo extremamente próprio em seus filmes, também consegue deixar sua própria assinatura no longa. Todo feito em stop motion, o filme consegue transmitir toda a ambientação gótica típica dos filmes do cineasta e ainda passar a energia que um filme de Natal precisa.

Na trama, Jack Skellington vive em um mundo onde o Dia das Bruxas é tudo que ele conhece, e esse é o dia mais importante do ano. Entretanto, um dia, Jack se cansa do Halloween e encontra o mundo do Natal. Depois

Gremlins – 1984

Diretor: Joe Dante

Onde assistir?: Netflix

Os Gremlins não são só um filme de Natal, na verdade nem parece tanto com um, mas é. A história é uma mistura entre terror e comédia que se tornou um dos clássicos mais importsantes dos anos 80. Além de tudo, vale lembrar que o filme é produzido por Steven Spielberg.

Na história, um inventor busca um presente especial para seu filho, até encontrar algo interessante em uma loja em Chinatown. O vendedor informa que existem 3 condições para vender as criaturas encontradas: elas nunca devem ser expostas a água, luz ou alimentadas após a meia noite. Obviamente, toda as regras são desobedecidas e elas viram monstros bizarros que começam a atacar a família.

O Expresso Polar – The Polar Express (2004)

Diretor: Robert Zemeckis

Onde assistir?: HBO Max

O Expresso Polar foi um dos primeiros filmes a tentar reproduzir fielmente as expressões faciais por meio dos recursos animados. O filme hoje pode causa certo estranhamento em alguns, principalmente por obras que já usaram essa mesma ferramenta de forma melhor, como TimTim, mas ainda vale ser lembrado.

Na animação, um garoto cheio de dúvidas sobre a existência do Papai Noel acaba embarcando em um trem para o Polo Norte, para se encontrar justamente com o bom velhinho. A jornada acaba se tornando também um caminho de auto descobrimento, mostrando que as maravilhas que aparecem para aqueles que acreditam.

Duro de Matar – Die Hard (1988)

Diretor: John McTiernan

Onde assistir: Star+

A regra é clara: se o filme acontece durante o Natal, é um filme de Natal. Talvez Duro de Matar seja o filme mais emblemático nessa lista. A obra é um dos maiores filmes de ação não só de sua época, mas de todos os tempos, além de ser o filme natalino favorito de muita gente (provavelmente por não ser tão natalino assim).

No longa, Bruce Willis dá vida ao famoso protagonista John McClane, que está visitando sua família para o Natal. No entanto, tudo muda de cenário quando um bando de terroristas invadem a confraternização da empresa em que sua esposa trabalha e o herói percebe que ninguém pode salvar todos no prédio além dele mesmo.

Leave a Reply