Skip to main content

Em 2019, o projeto Doe Gols, uma parceria entre o Sportv, Centauro e Play For a Cause, nascia com a proposta de calçar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a partir do futebol. Ainda hoje, cada gol marcado nos jogos da Série A do Brasileirão Masculino e Feminino equivale a três pares de tênis, destinados para diferentes ONGs brasileiras, espalhadas de norte a sul do país, impactando mais de 15 mil pessoas. Neste ano, em celebração ao sexto aniversário do projeto, os idealizadores mobilizaram o mundo do futebol para mais uma grande campanha solidária, que envolverá diversas ações em jogos específicos também da série A do Brasileirão.

Os clubes que aderiram à causa escolherão uma ONG para apoiar e vão desenvolver ações em benefício dela quando forem anfitriões das partidas. Os uniformes dos jogadores serão estampados com um patch comemorativo do Doe Gols e, após o apito final, as camisas entram em leilão na plataforma da Play For a Cause, empresa que utiliza o esporte como ferramenta de transformação social. O dinheiro arrecadado com o leilão será destinado para a ONG apoiada pelo projeto e pelo clube que a escolheu.

Outra ação realizada nos dias dos jogos comemorativos consistirá em receber as crianças e os adolescentes das ONGs beneficiadas, proporcionando-lhes a oportunidade de assistir à partida no estádio.

 

“Essa campanha visa expandir o impacto social gerado pelo futebol de várias formas. A ideia de levar as crianças das instituições escolhidas para assistirem aos jogos de dentro do estádio é uma maneira que encontramos de realizar os sonhos delas. Muitas dessas crianças nunca tiveram a oportunidade de assistir a um jogo ao vivo”, comenta André Georges, fundador e CEO da Play For a Cause.

 

Além disso, os estádios serão decorados com bandeiras e faixas da campanha, enquanto os telões transmitirão um vídeo explicativo do trabalho do Doe Gols produzido exclusivamente para a ocasião. Até o final do campeonato, serão realizadas cerca de duas a três ações por mês.

 

“A parceria com os clubes é um grande avanço para o Doe Gols. O engajamento dos torcedores e a sua paixão pelo time do coração ajudam a aumentar a geração de recursos para o projeto e permite que cheguemos a mais e mais jovens pelo Brasil, proporcionando oportunidade e dignidade”, afirma Thiago Mattos, especialista de Marketing do Sportv.

 

Partida de estreia

O jogo de estreia da campanha de 5 anos do Doe Gols foi realizado pelo Atlético Mineiro, no dia 17/04, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida contra o Criciúma, válida pela segunda rodada do Brasileirão, teve a participação de 37 crianças do projeto Escola do Futuro, do Morro do Papagaio. A instituição é apoiada pelo Instituto Galo, braço social do clube, e atende cerca de cem pessoas, com idades entre 7 e 18 anos. No projeto, os beneficiados participam de atividades esportivas, acompanhamento psicológico e oficinas de educação social.

Após o encerramento do jogo, 16 camisas usadas pelos jogadores atleticanos (oito de titulares e oito de reservas) foram disponibilizadas para o leilão no site da Play For a Cause.  O valor angariado será direcionado para as instituições apoiadas pelo Doe Gols.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens