Skip to main content

Nós vivemos num mundo em rápida mudança onde comunidade, inclusão, conexão e sustentabilidade estão se tornando tão importante quanto o dinheiro. A tecnologia tem mudado imensamente a indústria dos serviços financeiros e tem impulsionado o crescimento dos produtos e inovações que nós nunca teríamos imaginado há uma década. Enquanto as marcas precisam abraçar essas mudanças para manterem-se relevantes, manter um toque humano nunca foi tão importante.  Abaixo seguem 5 dicas para ajudar os profissionais de marketing de pequenos negócios do mercado financeiro para engajar sua audiência.  

Humanize a tecnologia

Em uma pesquisa global recente do consumidor conduzida pela Deloitte em banco digital, as pessoas disseram que possuem uma conexão mais forte com as empresas de tecnologia como a Apple, Amazon, ou Google do que com seus fornecedores de serviços financeiros.    

Mas a indústria de serviços financeiros enfrenta um desafio diferente. A tecnologia tem acentuado a distância entre consumidores e seus fornecedores de serviços financeiros. Enquanto os escritórios fecham e estão sendo trocados por aplicativos de celulares e chatbots, a maioria das pessoas não consegue conectar um rosto às suas instituições de serviços financeiros.    

A tecnologia trouxe a conveniência que muitos consumidores desejam, mas isso veio com o custo do contato humano. Ao mesmo tempo, nossos dados da Visual GPS mostram que as preocupações dos consumidores com Inteligência Artificial (IA) e cibersegurança estão crescendo: 4 em 10 pessoas disseram que IA os deixa nervosos. Existe uma reconhecida necessidade para conteúdo visual mostrando os benefícios da tecnologia e trabalhando lado a lado com humanos.  

Não finja que é real

Realidade e autenticidade são tópicos fortes na mídia e na publicidade, aumentando no mundo dos negócios. Mas seria um erro chamar isso de tendência—é uma história constante sobre longa e velha aceitação das nossas diferenças e senso de empatia para como os outros experimentam o mundo. De acordo com os dados da Visual GPS data, 68% dos respondentes apontaram que é importante para eles que os negócios com os quais trabalham celebrem diversidade de todos os tipos. Provedores de serviços financeiros  precisam se atentar para a autenticidade nas suas comunicações ou correm o risco de afastar atuais e potenciais clientes.  

União individual

Os valores que os negócios de serviços financeiros querem comunicar não são mais expressados através de imagens e vídeos de executivos poderosos. Simplesmente isso não é o tipo de conteúdo com o qual as pessoas engajam ou com o qual se relacionam.  

Na iStock, nós estamos vendo aumentar a procura do termo “pertencer” enquanto a indústria parece criar um senso de humanidade através das comunicações visuais. Acertar o equilíbrio ideal entre a representação dos consumidores ambos como indivíduos e parte do coletivo é a chave para os serviços financeiros engajarem os consumidores. 

Use objetivos aplicáveis do dia-a-dia

Conteúdo visual “sem pessoas” foi amplamente utilizado pelas marcas de serviços financeiros em 2005 e se mantém atualmente. Esse tipo de conteúdo permite aos negócios expressar conceitos que são difíceis de visualizar como risco, estratégia, propriedade e lei. No entanto, é importante que conteúdo visual “sem pessoas” preserve o elemento humano sendo algo com o qual alguém pode facilmente se identificar e reconhecer.

Volte para a natureza

A geração Z e os millennials que são novos no mundo financeiro estão considerando a segurança e sabedoria ao decidirem quais fornecedores escolher. Gerações mais novas estão colocando muito mais ênfase na importância da mudança social e como resultado nós estamos vendo aumento na busca por temas relacionados à sustentabilidade. De acordo com nossos dados da Visual GPS, apenas 41% dos respondentes acreditam que conveniência é mais importante do que meio ambiente, uma estatística que diz muito sobre as motivações dos consumidores.

Incorporando essas 5 dicas em sua estratégia de marketing, garante criação de conteúdo que gera engajamento entre seus clientes. Para descobrir aspectos visuais efetivos para usar, visite iStock.com para procurar entre diversas imagens, vídeos, e ilustrações relacionadas aos serviços financeiros.

Leave a Reply