Skip to main content

Aos que não acompanham ou entendem muito sobre o mundo geek e nerd, se pararmos e para analisar os estereótipos dentro de produções cinematográficas, por exemplo, o nerd é o que sempre se veste de de uma forma que destoa do restante dos personagens, tem o cabelo mais diferente, estuda, é mais na dele… E por aí vai. 

Não necessariamente o que de fato é “nerd”  tem a ver com aquele clássico padrão dos filmes, mas, na verdade, possui relações com a ciência, a inovação, o entretenimento, a tecnologia, tudo que é novo. Ou seja, aquilo que é nerd também é inovador e revolucionário, extraordinário, excepcional… Mas brincadeiras à parte, aqui vai uma lista de cinco filmes Nerds para que o Dia do Orgulho Nerd possa ser celebrado com dignidade.

1 – Clube dos Cinco

Clube dos Cinco, disponível no Google Play, Star + e Amazon Prime

Um clássico, lançado em 1985. Fala sobre diferentes adolescentes do ensino médio (o clássico clichê americano) e a detenção desse grupo, onde eles passam a se conhecer cada vez mais e, consequentemente, se aproximar. Cada aluno é completamente diferente e suas personalidades não batem nem um pouco. Inclusive, um deles se encaixa exatamente no estereótipo nerd que foi citado acima. A produção aborda assuntos importantes, diferenciando-se assim de qualquer outro filme do gênero lançado na década de 80.

2 – De Volta Para o Futuro

De Volta Para o Futuro, disponível no Star +, na Amazon Prime e no Google Play

Lançado também nos anos 80, De Volta Para o Futuro retrata Marty, um adolescente californiano sendo transportado para a década de 50 devido a uma experiência (ou melhor, uma falha) científica. O conhecidíssimo carro e as aventuras de Marty tornam o filme cem por cento à frente de sua época. Uma viagem no tempo de respeito.

3 – 2001, Uma Odisséia do Espaço

2001 , Uma Odisséia do Espaço, disponível no HBO Max e no Google Play

Conexão entre passado e futuro, astronautas, missões misteriosas, disputa entre homem e máquina, viagens espaciais, evolução da tecnologia, vida extraterrestre… Honestamente, tem como ser ruim? O diretor Stanley Kubrick entregou tudo, com cenas de arrepiar. O tipo de produção que apenas tem o que adicionar na sétima arte. As cenas são realistas e, se considerarmos a época em que foi produzido, tudo era novidade. Mesmo com tantas limitações, o filme conseguiu ser genial.

4 – Ghost in the Shell – Um Fantasma do Futuro

Um Fantasma do Futuro – disponível no Globoplay, Netflix, Amazon Prime, Telecine e Google Play

Com certeza o menos conhecido dos quatro filmes citados até agora, Um Fantasma do Futuro é um clássico anime, que aborda questões profundas utilizando o cyberpunk, a tecnologia e o mundo virtual. A mistura perfeita entre hackers, corpos robóticos e, é claro, fantasmas (e muito mais). É o tipo de anime perfeito para indicar até pra quem não é fã das famosas animações japonesas

5 – A Trilogia de Maze Runner

Maze Runner: Correr ou Morrer, disponível no Star +

O primeiro filme da sequência, Maze Runner – Correr ou Morrer, foi lançado em 2014. Os outros dois, em 2015 e 2018, respectivamente. Basicamente a trama se passa em um futuro pós apocalíptico, onde um jovem é enviado para um espaço desconhecido onde estão dezenas de garotos de sua idade. Cada um possui sua função lá dentro e Thomas, o jovem, acaba tornando-se um dos corredores. Ele desvenda segredos, luta por sua sobrevivência e corre. Corre muito. Daí vem o nome do filme, que traduzido fica “Corredor de Labirinto”. O que diferencia o filme de uma ficção científica qualquer é a tecnologia nele inserida, como por exemplo as criaturas do labirinto no primeiro filme.

Agora ficou impossível não ficar com vontade de ver pelo menos um desses cinco que foram mencionados acima, né? E pra quem ainda não assistiu, vale muito a pena. Nem adianta falar “não percam”, porque os filmes foram lançados há um bom período de tempo… Portanto, celebrem esse Dia do Orgulho Nerd com honra! Ele merece.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!