Skip to main content

O dia 25 de Maio é conhecido entre a comunidade fã da cultura pop por celebrar o Dia do Orgulho Nerd. A data comemora os elementos por trás da comunidade, como os filmes clássicos que viraram sua marca, séries, games, entre vários outros conteúdos que compõe a cultura nerd e transformaram ela no que é hoje. Entretanto, qual a origem dessa data, afinal?

O dia 25 de Maio

A escolha do dia não foi por acaso. O dia 25 de Maio foi escolhido por conta da estreia de Star Wars: Uma nova Esperança, que chegou nos cinemas americanos exatamente nesse dia, em 1977. E como é impossível falar da cultura nerd sem mencionar uma das franquias de ficção cientifica e fantasia mais importantes da história, o dia foi escolhido para homenagear o filme de George Lucas.

Vale lembrar que maio é um mês importante para Star Wars no geral. Além do Dia do Orgulho Nerd, o chamado Star Wars Day também acontece nesse mês, aproveitando um trocadilho com a frase principal da franquia (May the force be with you). Ficou curioso para saber mais sobre a data especial de Guerra nas Estrelas? Nós também fizemos uma matéria só para esse dia.

O Dia da Toalha

O Dia do Orgulho Nerd também é conhecido na comunidade com outro nome: Dia da Toalha. Esse termo também não surgiu do nada e tem relação com O Guia do Mochileiro das Galáxias, o livro consagrado de Douglas Adams. Na obra é dito que as toalhas são utensílios indispensáveis na mochila de qualquer aventureiro.

O primeiro Dia da Toalha aconteceu em 2001. No entanto, a data original da celebração não é no dia 25 de Maio, mas sim no dia 11. Originalmente essa data não tinha relação com a cultura nerd como um todo, tendo sido feita para celebrar a vida do autor, que havia morrido poucas semanas antes na época. Com o tempo, as duas comemorações se juntaram em uma só.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!