Skip to main content

O sinal 5G “puro” será ativado na cidade de São Paulo nesta quinta-feira (4), informou o conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Moisés Moreira. Com a ativação, o Brasil passa a ter cinco capitais [Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo] com o recurso.

A implantação do sinal de internet 5G em todas as capitais brasileiras deverá ser realizada até 29 de setembro deste ano. Mesmo assim, as expectativas sobre as mudanças que a tecnologia vai provocar na vida das pessoas e empresas são enormes.

Segundo Fabrício Sgambati, especialista em redes wireless da FiberX, parceira oficial da Huawei no Brasil, a sociedade começa a viver uma nova revolução. “O uso do 5G mudará completamente nossas vidas. Seja no campo, nas cidades, nas casas, no comércio, na indústria; tudo será impactado positivamente”, diz.

Outra boa notícia refere-se ao menor tempo de expansão. “Não teremos necessidade de construir toda a infraestrutura para isso, basta uma torre e um equipamento para gerar a cobertura. Estimo que em cerca de 4 anos o 5G vai substituir o 4G e uma parte da rede fixa que temos hoje”, destaca Sgambati. Até o fim de 2022, ele prevê que cerca de 2 milhões de brasileiros terão acesso ao 5G.

A quinta geração de conectividade de rede móvel foi desenvolvida com foco na comunicação entre objetos. Milhões deles estarão interligados simultaneamente à internet, o que vai gerar bilhões de dados instantâneos e permitir tomar decisões mais ágeis e mais assertivas. Ao mesmo tempo, essa ‘conversa dos equipamentos’ vai favorecer a automação de processos, diminuir o trabalho operacional, gerar mais eficiência, segurança e produtividade.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!