Skip to main content

Elon Musk emitiu sua ameaça mais direta até agora para desistir de sua compra do Twitter (TWTR) na segunda-feira, acusando abertamente a empresa de mídia social de violar o acordo de fusão ao não fornecer os dados que ele solicitou sobre spam e contas falsas.

Em uma carta ao chefe do departamento jurídico, política e confiança do Twitter, Vijaya Gadde, Musk alegou que o Twitter está “resistindo ativamente e frustrando seus direitos de informação”, conforme descrito pelo acordo.

“Esta é uma clara violação material das obrigações do Twitter sob o acordo de fusão e Musk se reserva todos os direitos resultantes, incluindo seu direito de não consumar a transação e seu direito de rescindir o acordo de fusão”, escreveu um advogado que representa Musk à empresa.

Musk exigiu que o Twitter fornecesse informações sobre suas metodologias de teste para apoiar suas alegações de que bots e contas falsas constituem menos de 5% da base de usuários ativos da plataforma, um número que a empresa tem afirmado consistentemente há anos em divulgações públicas padronizadas. Musk também pediu para fazer sua própria avaliação independente com base em dados do Twitter.

As ações do Twitter caíram 5% no início do pregão de segunda-feira. Mesmo antes do último desenvolvimento, as ações do Twitter estavam sendo negociadas bem abaixo da oferta de aquisição de Musk de US$ 54,20 por ação, provavelmente indicando o ceticismo dos investidores sobre o acordo. A empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a carta. O CEO do Twitter, Parag Agrawal, manteve a métrica de spam de longa data de sua empresa.

Musk alegou que o verdadeiro número de contas de spam provavelmente é muito maior, potencialmente tão alto quanto 90%. Musk disse anteriormente que a aquisição “não pode avançar” até que a empresa forneça “prova” de sua métrica de spam.

Alguns analistas de Wall Street disseram que essa reação pode ser um caso de remorso do comprador e um esforço para pressionar o Twitter a negociar um preço mais baixo pelo acordo de US$ 44 bilhões. Houve perguntas desde o início sobre como Musk financiaria a aquisição.

As ações de mídia social também foram atingidas nas últimas semanas em meio a um nervosismo mais amplo do mercado. A carta de segunda-feira especulou que o Twitter pode estar “retendo os dados solicitados devido à preocupação com o que a própria análise de Musk desses dados revelará”.

A carta também alegou que o Twitter procurou restringir o acesso às informações interpretando o acordo de fusão de forma restritiva, de modo que fornecer as informações estaria fora do escopo dos requisitos contratuais do Twitter. Mas a carta acusava que mesmo pelas definições restritas do Twitter, ele ainda tem a obrigação de fornecer as informações.

Em um documento de títulos separado, o Twitter divulgou anteriormente que Musk renunciou a uma cláusula de due diligence no acordo que poderia ter facilitado a desistência do acordo; sem ele, Musk pode enfrentar uma escalada mais difícil e a perspectiva de litígio. Ao fazer o acordo para comprar o Twitter, Musk fez dos bots de spam na plataforma uma questão central. Ele prometeu derrotá-los de “tentar morrer”, mesmo descrevendo o Twitter como vital para “o futuro da civilização”.

Matéria traduzida de CNN Business.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!