A Porsche conta com uma área exclusiva no South by e apresentará seus recentes modelos a cada dia do Festival SXSW Sydney 2023. O modelo que o Adnews pode observar na ocasião foi o protótipo 911.
Falando de suas inovações, pudemos encontrar em nossas pesquisas as seguintes tecnologias que contribuíram para o aprimoramento do desempenho, eficiência e experiência de direção desse novo modelo esportivo:
Turboalimentação
A Porsche tem utilizado motores turboalimentados que oferecem maior potência e eficiência aprimorada, aproveitando os gases de escape para impulsionar uma turbina que comprime o ar antes de entrar no motor.
Transmissão PDK
A transmissão de embreagem dupla da Porsche, conhecida como Porsche Doppelkupplung (PDK), oferece trocas de marcha extremamente rápidas, melhorando tanto o desempenho quanto a eficiência de combustível.
Aerodinâmica Ativa
A Porsche incorporou recursos de aerodinâmica para otimizar o fluxo de ar e melhorar a estabilidade em altas velocidades. Esses recursos podem incluir spoilers traseiros ajustáveis e cortinas de ar dianteiras que se adaptam automaticamente às condições de direção.
Construção Leve
A Porsche tem utilizado materiais leves, como alumínio e polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP), na construção do 911. Isso ajuda a reduzir o peso e aprimora o desempenho e a dirigibilidade do modelo.
Tecnologia Híbrida
Embora a tecnologia híbrida não tenha sido amplamente aplicada à série 911, a Porsche introduziu powertrains híbridos em alguns de seus modelos, como o Panamera e o Cayenne. É possível que opções híbridas ou de eletrificação se tornem disponíveis em futuras interações do 911 para melhorar a eficiência e reduzir as emissões.
Falando em tecnologia híbrida, gostaríamos de fazer uma chamada para a Mobilis Veículos Elétricos, que é uma startup brasileira atualmente envolvida em pesquisas de células de hidrogênio veiculares, que é uma das maiores inovações no setor. Vamos destacar aqui as suas vantagens:
1. Emissão Zero
Os veículos com células de hidrogênio produzem apenas vapor de água como subproduto da reação química, o que os torna uma opção de propulsão com emissão zero de poluentes.
2. Autonomia e Tempo de Recarga
As células de hidrogênio podem oferecer uma autonomia maior do que as baterias elétricas convencionais e permitem um reabastecimento rápido, semelhante aos veículos movidos a combustíveis fósseis.
3. Flexibilidade de Uso
As células de hidrogênio podem ser utilizadas em uma ampla gama de veículos, desde carros de passeio até veículos comerciais pesados, o que oferece flexibilidade em termos de aplicação.
A Mobilis busca investimentos para essa e outras iniciativas no setor, que podem ser consultados no site oficial da empresa.
Jaqueline Viana possui mestrado em Engenheira de Software e Analytics, é analista em Inteligência de Negócios e atua em ambas as áreas em projetos de tecnologia numa das maiores empresas de mineração do mundo, a Rio Tinto, situada em Perth, na Austrália Ocidental. Já trabalhou em diversas grandes consultorias, como Tata Consultancy e IBM. É entusiasta de realidade virtual e já teve alguns trabalhos cinemáticos selecionados em festivais internacionais. Jaque teve a sua primeira participação em um SXSW em 2016, onde encontrou nomes de peso como Barack e Michele Obama, Evan Smith, Sam Esmail, Adam Grant; líderes de Tecnologia como o fundador do Oculus VR, Palmer Luckey, e a CEO do YouTube, Susan Wojcicki. Na ocasião, eles participaram de painéis e discussões sobre realidade virtual, mídia digital e o impacto da tecnologia na sociedade. Além de colaborar com a cobertura para o Adnews, Jaque também estará representando a Mobilis.me no evento deste ano, que é uma startup de tecnologia especializada em veículos elétricos e está captando investimentos para vários projetos do portfólio da empresa, como células de combustível de hidrogênio, healing app e kits de bateria.
* Foto de capa: Divulgação/Porsche
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