Skip to main content

A representatividade no mundo cinematográfico vem ganhando força nos últimos anos, mas ainda há muito o que melhorar. Recentemente, com o lançamento do filme da Disney, “Encanto”, que possui influência latina, algumas imagens viralizaram, mostrando o quão importante é que crianças se sintam espelhadas em animações, confira:

Trazer assuntos e personagens que abordam questões raciais, religiosas, orientação sexual, dentre outros, é importante no universo das animações, pois são temas presentes na sociedade atual. O papel da arte, neste contexto, é conscientizar e ajudar as crianças a construírem sua personalidade e autoestima, aceitando como são.

Desenhos que tratam a representatividade

Como abordado antes, o filme “Encanto”, lançado no fim de 2021, traz muito da cultura latina, com foco, principalmente, na Colômbia. Além dele, separamos uma lista com 5 desenhos que abordam a representatividade em seu roteiro, confira:

1. A Princesa e o Sapo (2009)

A produção “A Princesa e o Sapo”, de 2009, da Disney, é a primeira a trazer uma princesa negra como a protagonista do filme, gerando identificação para garotinhas que antes só viam tais figuras com a pele branca e, em grande maioria, com cabelos loiros.

Watch A Princesa e o Sapo | Full Movie | Disney+
Imagem do filme “A Princesa e o Sapo” / Disney

2. Cachos

“Cachos”, dirigido por Matthew A. Cherry, ganhou o Oscar de melhor Curta-Metragem em 2020. A jornada da protagonista é fazer um penteado para um dia especial, focando na aceitação, empoderamento e amor pelas próprias características.

O curta “Cachos”, ganhador do Oscar.

3. Mulan

O filme com a protagonista chinesa, Mulan, é uma animação que impacta a indústria estadunidense, pois capta um novo olhar sobre as clássicas princesas da Disney, mostrando uma heroína asiática, que não precisa esperar a ajuda do príncipe encantado para salvar seu país.

Cartaz do filme “Mulan”

4. O Presente

“O Presente” também é um curta premiado, que mostra a relação de um garoto com deficiência física e seu novo companheiro, uma cachorro que também não possui uma das patas e fica feliz por encontrar o novo dono.

Curta “O Presente”

5. Viva – A Vida É Uma Festa

O longa, ganhador do Oscar de Melhor Animação em 2018, é protagonizado por Miguel e traz, assim como Encanto, a cultura latina. Contudo, “Viva” foca nos costumes e tradições mexicanas, relacionadas à celebração sagrada do “Dia dos Mortos”, no país.

O filme “Viva – A Vida É Uma Festa”

Leave a Reply