Skip to main content

A Aberje Editorial lança, no dia 1º de setembro, o livro Reputação e Valor compartilhado – Conversas com CEOs das empresas Líderes em ESG, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo (SP). Neste livro, as especialistas de comunicação corporativa Tatiana Maia Lins e Elisa Prado realizam uma entrevista com CEOs das empresas de melhor reputação no Brasil em cada área, uma contribuição para as lideranças corporativas no Brasil e na América Latina.

Para compor o quadro de entrevistados, foram escolhidos os CEOs das empresas líderes de reputação nos Rankings Merco – As Empresas Mais Responsáveis ESG no Brasil, divulgados em 2021 e 2022. Foram entrevistados, no total, 12 CEOs, além de Luiza Helena Trajano, por ser a executiva de melhor reputação no país de acordo com o Ranking Merco.  São eles: Marcelo Oromendia (3M); Roberto Funari (Alpargatas), Jean Jereissati (Ambev); Malu Nachreiner (Bayer); Gustavo Werneck (Gerdau); Fábio Coelho (Google); Milton Maluhy Filho (Itaú Unibanco); João Paulo Ferreira (Natura); Marta Díez (Pfizer); Walter Schalka (Suzano); Rafael Chang (Toyota); e Christian Gebara (Vivo).

Além disso, as especialistas em comunicação corporativa também buscaram entender como estes CEOs enxergavam e se posicionavam dentro da agenda ESG, que não é nova, mas vem promovendo uma mudança de mindset de investimento e consumo, exigindo posturas mais éticas e com visão sistêmica para a geração de valor compartilhado com todos os stakeholders.

A autora Elisa Prado ressalta:

“Dialogar, escutar e engajar são verbos cruciais para uma efetiva comunicação entre os públicos e as empresas. Os CEOs ouvidos neste livro estão conscientes desta missão e se colocam cada vez mais disponíveis para construir pontes e engajar os stakeholders para compartilhar valor com a sociedade, pois sabem que entregar produtos e serviços de qualidade é o básico, o mínimo que as empresas precisam fazer. Consumidores buscam mais que isso (e cada vez mais). Querem se relacionar com instituições éticas e que se posicionem como protagonistas na resolução de problemas sociais e ambientais. Sabem que o sucesso depende do valor compartilhado com a sociedade e o planeta.”

Já Tatiana Maia Lins, que também atua como consultora em Reputação Corporativa, acentua que, antes da pandemia, a reputação de uma instituição era formada pela qualidade de seus produtos e serviços, por sua atuação ética, pelo ambiente interno de trabalho, pelo cuidado com o meio ambiente e por suas ações sociais, muitas vezes pontuais. Segundo ela:

“Nos últimos meses, o componente da geração de valor compartilhado com todos os stakeholders ganhou ainda mais força nesta equação e já é uma realidade na agenda de CEOs, gerando profundas transformações culturais nas empresas. Reputação e Valor Compartilhado hoje fazem parte da agenda dos CEOs das maiores empresas do Brasil e do mundo. O Capitalismo de Stakeholders veio para ficar e quanto mais rápido for adotado, maior serão as chances de sucesso da instituição.” 

Ingo Ploger, presidente do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL), escreve no prefácio do livro:

“Este livro nos brinda com o compartilhamento de suas visões geracionais e de vivências bem diferentes, o que faz desta obra um fator de renovação para as nossas lideranças brasileiras. Como líderes muito ainda teremos que fazer para poder desenvolver em nós mesmos e nas nossas equipes a responsabilidade da reputação nestes tempos de total visibilidade. As lideranças aqui entrevistadas mostraram seu compromisso com essa evolução e a trajetória que teremos pela frente. Penso que os próprios entrevistados, lideranças de grande visibilidade, após as entrevistas e lendo o que seus colegas testemunharam, também aprenderão um pouco mais. Certamente é esse o propósito da Tatiana e da Elisa, o de transformarem permanentemente as lideranças pelo seu bem maior.”

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!