Skip to main content

“Agora, a minha mãe entende um pouco mais do que eu faço”. Quem escolhe profissões mais antigas para exercer, como médico, professor ou advogado, pode não entender o peso dessa frase. Mas, quem se rendeu às novas tecnologias e trabalha com a internet, da Comunicação ao TI, com certeza já precisou dar uma explicação didática, e muitas vezes simplória, a um idoso ou criança sobre a sua profissão. E pior, uma parte dessas pessoas recebeu de volta aquela cara de desconfiança!

Se a evolução tecnológica, por si só, já criou funções que antigamente não eram necessárias no mercado, a pandemia de Covid-19 acelerou ainda mais esse processo, implementando não só profissões completamente novas como plenamente executáveis de casa. O home office, que era uma tendência, passou a ser a realidade de muitos brasileiros, de forma que várias das nossas atividades cotidianas no ambiente digital são desenvolvidas por profissionais que nem sequer sabemos da existência. É o caso, por exemplo, da experiência de usuário que garante uma boa navegabilidade, das copys atraentes para a venda de um produto e do planejamento estratégico que te convence a seguir determinado perfil em uma rede social, entre outros muitos casos.

Percebendo esse movimento em sua concepção, a Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADi) decidiu dar luz ao backstage da comunicação digital por meio do Prêmio Profissional Digital, criado em 2016 para reconhecer os melhores profissionais em algumas categorias, através do voto popular.

“Os mercados possuem prêmios que ressaltam, por muitas vezes, a relevância das empresas que se destacaram. O Prêmio ABRADi Digitalks é tão importante e único porque se propõe, anualmente, a dar aos profissionais a notoriedade pelo que despenham”, ressalta Carolina Morales, presidente da ABRADi.

Um ano antes, nascia também o Prêmio Digitalks Expo, com objetivo e dinâmica semelhantes. O CEO do Digitalks, Flávio Horta, era inclusive membro da diretoria da ABRADi na época em que a associação criou a premiação, e contribuiu com algumas ideias.

As duas premiações, sediadas em São Paulo (SP) mas abertas a candidatos de todo o Brasil, seguiram acontecendo todos os anos até 2020, quando a pandemia fez com que os eventos migrassem para o ambiente online. Foi quando Horta e Paulo Centenaro, diretor executivo da associação, estreitaram a comunicação e perceberam que não faria sentido manter duas premiações com a mesma proposta.

“O Digitalks Expo já sediava outras premiações, além da nossa. O primeiro movimento foi o de trazer o Prêmio da ABRADi para dentro do Digitalks, mas conversando sobre isso, notamos que havia categorias repetidas, a mesma intenção de fomentar o mercado da comunicação digital. Aí selamos a união”, conta o CEO.

Desta forma, desde 2021, a premiação passou a se chamar Prêmio ABRADi Digitalks e a acontecer no último dia do evento. A parceria começou no evento online, e foi transferida para o ambiente presencial no ano passado, aumentando a visibilidade e a credibilidade do troféu.

“O prêmio se tornou mais forte após a chegada da ABRADi, sem dúvidas. Tanto o número de indicações quanto de votos cresce a cada ano. Além disso, a parceria com a ABRADi confere credibilidade, da mesma forma que o nosso evento potencializa o alcance da premiação”, celebra Horta.

Como funciona?

O Prêmio ABRADi Digitalks é dividido em etapas. A primeira corresponde às indicações: qualquer pessoa pode entrar no site oficial da premiação e indicar alguém para concorrer em uma das categorias. Encerrado o prazo do recebimento das indicações, o que ocorreu no dia 5 de junho, uma comissão de jurados avalia todos os nomes recebidos e monta a shortlist de cada categoria, com os cinco finalistas que vão disputar o voto popular.

Nesta terça-feira (4) será aberta a votação, e de acordo com Horta, “o sarrafo está bem alto”.

“Uma das novidades desse ano é a categoria dos executivos, e a gente se surpreendeu com as indicações. Foram citados executivos das maiores companhias do país! Vai ser uma disputa de gigantes”, entrega.

Quer ajudar a escolher o vencedores? É só votar em seus candidatos favoritos no portal da premiação até o dia 4 de agosto. O resultado será apresentado no palco do ‘Digitalks Expo 2023’, no dia 24 de agosto, às 18h.

Serviço
Digitalks Expo 2023
Data: 23 e 24 de agosto de 2023
Local: São Paulo Expo | Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo (SP)

Ingressos
Venda de ingressos onlineDigitalks

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.