Skip to main content

Na última década, os e-sports passaram por um crescimento exponencial (quase) previsível, visto que sempre foi uma modalidade que dava indícios de sucesso provável, por acompanhar as novas tendências comportamentais das gerações que cresceram com acesso à internet. No entanto, não era tão óbvio assim que os e-sports se tornariam um mercado capaz de lucrar milhões.

O constante crescimento do mercado dos e-sports fez com que se tornasse um dos mercados mais lucrativos para investidores nos últimos anos. De acordo com pesquisas realizadas pela Newzoo, líder global em análise de dados no ramo dos games e esportes, o mercado de e-sports deverá lucrar em 2020 o dobro do lucro obtido em 2017, configurando um ganho de mais de R$1,3 bilhões.

Como esse sucesso foi possível? Uma das principais respostas para essa pergunta foi a mudança de comportamento que pôde ser observada nas gerações que cresceram em contato com a internet e com os consoles de última geração. Pouco a pouco, foi se tornando perceptível a preferência desses indivíduos por atividades que exijam pouco esforço físico, mas que, ao mesmo tempo, sejam altamente estimulantes, como é o caso dos vídeos games.

Recentemente, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) revelou que 7 em cada 10 Brasileiros não praticam exercícios físicos. Em contrapartida, de acordo com o NPD Group, 82% dos jovens e adultos brasileiros jogam video games.

Além disso, conforme computadores e smartphones passaram a ser uma parte vital na vida de milhões de pessoas de todo o mundo, o acesso a jogos se tornou ainda mais fácil. Atualmente, é possível desfrutar de jogos como League Of Legends e Player Unknown Battlegrounds (PUBG) sem que hajam custos adicionais, bastando o download, tornando ainda mais democrático o acesso a jogos online.

 

E-sports para quem não pratica

Mesmo as pessoas que não jogam de forma profissional, ou que não possuem aporte financeiro para adquirir as ferramentas necessárias para jogar, podem se sentir parte deste mercado de alguma forma. Através da posição de espectador, podem assistir lives, vídeos, transmissões televisivas e até mesmo torneios ao vivo, aproximando-os da posição de torcedores, comum nos esportes tradicionais, gerando um maior engajamento e incentivo para que os investimentos no ramo cresçam ano após ano.

Os e-sports, assim como opções tradicionais como o futebol, foi capaz de movimentar milhões de pessoas de todo o mundo, juntando admiradores e wannabes em prol de uma mesma causa, selando o seu sucesso como modalidade esportiva.

Leave a Reply