Skip to main content

Desde que a Amazon anunciou, no início de outubro, a chegada da Alexa, sua assistente virtual em versão português, que muitas empresas têm iniciado uma corrida contra o tempo para que estejam inseridas dentro da plataforma, seja por meio de serviços bancários, delivery, cotação de vôos, aplicativo de transporte, receitas, etc.

Entretanto para o Canaltech, considerado como um dos maiores portais de tecnologia do país,  a aplicação para o gadjet não é necessária. Presente desde o período de testes feitas pela Amazon no Brasil, o portal Canaltech tem integrado ao seu skill um podcast exclusivo com as principais notícias e comentários sobre tecnologia. “ Somos o único veículo de tecnologia brasileiro a ter feito a integração de áudio, com uma língua nativa e com produção independente”, diz Domingos Hypolito, co-fundador do portal.

Neste período inicial estão previstas que cinco notícias sejam inseridas e gravadas diariamente, porém com a popularização do gadjet e a chegada de outros modelos, que compõem vídeo, estima-se que conteúdos em outros formatos sejam ofertados gratuitamente para os usuários. “Ainda neste ano faremos a integração de vídeos exclusivos feitos diretamente nos nossos estúdios”, prevê Domingos.

 

Funcionalidade

Para ativar via comando de voz é simples, bastando falar uma frase no contexto que esteja associada às notícias e tecnologia:  “Alexa, notícias de Tecnologia” ou “Alexa, me fale as notícias de Tecnologia” ou “Alexa, minhas notícias de Tecnologia”, entre outras. Em todas elas, a assistente encaminhará o ouvinte para o Canaltech News, indicando o nome do portal.

Também é possível “pular”, “repetir” e “interromper” a notícia via on demand. “Trata-se de um importante passo dado pelo Canaltech, que tem se posicionado como um grande produtor e pulverizador de conteúdo jornalístico, com foco em tecnologia, na América do Sul”, entusiasma-se Neto.

“Já estamos trabalhando em novas skills de informações e vamos implementá-la na assistente virtual da Amazon muito em breve. A Inteligência Artificial da Alexa permitirá que o usuário acesse nosso conteúdo com mais precisão ao longo da sua utilização diária e tudo ficará cada mais intuitivo, o que facilitará também a exposição de nossos anunciantes ”, completa.

Atualmente, a Alexa está disponível em três dispositivos da linha Amazon Echo, que também chegaram e/ou chegarão ao Brasil. São eles: Echo Dot, Echo Show 5* – ambos já disponíveis para compra no site da Amazon ou na rede Fast Shop; e também o Amazon Echo, que começa a ser comercializado no país em novembro.

Além disso, a Alexa Voice Service (AVS) permite aos desenvolvedores integrar a Alexa diretamente aos seus produtos, trazendo o controle por voz para qualquer dispositivo conectado. Empresas como Bose, LG, Sony, JBL, Yamaha, Intelbras, entre outras, estão lançando produtos integrados com a Alexa no Brasil, permitindo aos clientes acessarem um crescente número de recursos da assistente e Skills em seus dispositivos favoritos.

 

Passo a passo:

1 – primeiro, baixe o aplicativo Amazon Alexa, na Play Store (para smartphones Android) ou na App Store (iPhones);

2 – Com o app instalado, clique no menu, representado por três tracinhos e localizado na parte superior esquerda da tela;

3 – Com o menu aberto, escolha a opção “Skills e jogos”;

4 – Uma vez nela, clique no símbolo da lupa, localizada no canto superior direito da tela e um campo de buscas aparecerá. Digite “Canaltech” nesse espaço;

5 – A skill do Canaltech aparecerá na sua tela. Clique nela e, a seguir, no botão “Ativar para uso”;

6 – Pronto! A skill do Canaltech está habilitada no seu aplicativo do Alexa e você pode utilizá-la em todos os dispositivos que tragam a assistente virtual da Amazon instalada (e que estejam configurados em seu app).

 

Com a skill instalada e seu dispositivo com a Alexa configurado ao seu app, basta executar o comando: “Alexa, notícias de Tecnologia” e ela, automaticamente, o direcionará para o skill do Canaltech News, cujo conteúdo é importado do podcast diário do site, com os principais eventos do dia.

Inicialmente, serão cinco notícias diárias, mas, futuramente, mais formatos e conteúdos serão inseridos. Além do comando “Alexa, notícias de Tecnologia”, o usuário pode pedir as notícias à assistente da Amazon de outras formas, como “Alexa, me fale as notícias de Tecnologia” ou “Alexa, minhas notícias de Tecnologia”, entre outras. Em todas elas, a assistente encaminhará o ouvinte para o Canaltech News, indicando o nome do portal.

Além de ouvir o noticiário, o usuário também poderá manuseá-lo. Ele pode pedir para pular uma notícia com o comando “Alexa, pule”. Ou, caso não tenha escutado direito o que foi narrado, basta dar o comando  “Alexa, retorne” ou “Alexa, repita” e ele poderá ouvir novamente a notícia. Caso queira interromper o Canaltech News, basta dizer “Alexa, pare” e, para continuar, diga “Alexa, continue”. Simples, não?

“A Alexa promete revolucionar o modo como acessamos informações, organizamos o nosso dia a dia e até a forma como compramos. E o Canaltech, um portal movido à inovação, não podia ficar de fora desse divisor de águas”, afirmou Domingos Hypolito Neto, co-fundador e CMO do Canaltech Brasil”. “E a introdução do Canaltech News na Alexa é só o começo. Já estamos trabalhando em novas skills de informações e vamos implementá-la na assistente virtual da Amazon muito em breve. A Inteligência Artificial da Alexa permitirá que o usuário acesse nosso conteúdo com mais precisão ao longo da sua utilização diária e tudo ficará cada mais intuitivo, o que facilitará também a exposição de nossos anunciantes ”, completa.

Atualmente, a Alexa está disponível em três dispositivos da linha Amazon Echo, que também chegaram e/ou chegarão ao Brasil. São eles: Echo Dot, Echo Show 5*, ambos já disponíveis para compra no site da Amazon ou na rede Fast Shop; e também o Amazon Echo, que começa a ser comercializado no país em novembro.

Além disso, a Alexa Voice Service (AVS) permite aos desenvolvedores integrar a Alexa diretamente aos seus produtos, trazendo o controle por voz para qualquer dispositivo conectado. Empresas como Bose, LG, Sony, JBL, Yamaha, Intelbras, entre outras, estão lançando produtos integrados com a Alexa no Brasil, permitindo aos clientes acessarem um crescente número de recursos da assistente e Skills em seus dispositivos favoritos.

 

*no Amazon Echo Show 5, o skill do Canaltech pode ser instalado direto no aparelho, por meio da sua tela touchscreen, sem a necessidade de instalar o app da Alexa em seu smartphone

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply