A importância da conversa em diferentes esferas da sociedade e a atuação infantil na transformação do futuro são os temas dos próximos estudos da Plataforma Gente. “Diálogo: conexão que atravessa bolhas” e “Eu, Criança: Presente do Futuro” estarão disponíveis, na íntegra, na Plataforma a partir do dia 26 de novembro. Na mesma data, também será lançado o documentário de mesmo nome, produto do estudo do canal infantil. “Eu, Criança: Presente do Futuro” traz um registro de crianças das cinco regiões do Brasil que estão se engajando em causas coletivas e liderando iniciativas empreendedoras. Para acessar todos os conteúdos é só clicar no link https://gente.globosat.com.br/.

Em quase dois anos de atuação, a Plataforma vem se consolidando como base de pesquisas e auxílio para marcas. Uma vez que conhece o consumidor brasileiro, fornece dados com as características comportamentais e de consumo da sociedade, além de tratar de diferentes esferas como a relação dentro de casa, questões voltadas para a comunidade LGBTQIA+, universo gamer, inclusão, assuntos comportamentais e de educação, entre outros. Trabalhando sempre em parceria com diversos institutos de pesquisa como Vox we study people, Wake Insights, Quantas, Inesplorato, MindMiners, Box1824, Coletivo Tsuru, Consumoteca, Agência 14 e Almap, todo material está disponível em diferentes formatos como podcast, artigos, estudos, pesquisas, infográficos webséries e vídeos.

“Os dois estudos lançados para o mercado hoje trazem reflexões complementares e relevantes para aqueles que se interessam em entender como a interação e a troca entre indivíduos impacta nossa sociedade. É uma alegria lançá-los juntos e em um momento em que as estratégias de marketing estão cada vez mais centradas em gerar impactos positivos nas pessoas. A plataforma Gente tem como missão contribuir neste sentido e, após um ano e meio de existência e mais de 100 mil acessos, acredito que estamos conseguindo chegar lá”, explica Mariana Novaes, gerente de marketing corporativo da Globosat.

“Diálogo: conexão que atravessa bolhas” O material faz referência à pesquisas anteriores da própria plataforma como Respeito às Diferenças, Meia Palavra, Toda Emoção Conta e Era Uma Vez e tem como fio condutor a transformação do diálogo na vida das pessoas com a chegada da tecnologia. O estudo foi feito em parceria com a Inesplorato e pode ser acessado através do link http://gente.globosat.com.br/dialogo/ .

O ponto de partida para o debate, traz uma questão pertinente aos dias de hoje. Como gerar conexões significativas em nossas relações? De acordo com os dados, os devices tecnológicos contribuem, na maioria das vezes, para o distanciamento das relações. Para reverter esse quadro, o diálogo é uma das soluções propostas.

“Diálogo: conexão que atravessa bolhas” ainda aborda a diferença entre escuta colonizadora e escuta transformativa, fala das diversas posições ocupadas em relações de trabalho, da relação das marcas com os consumidores e de como um bom diálogo pode contribuir para a sociedade como um todo, afinal, mesmo que a tecnologia esteja a favor da humanidade, o diálogo só existe com pessoas reais.

“Eu, Criança: Presente do Futuro”

O estudo do canal Gloob, em parceria com o Coletivo Tsuru e o Quantas, busca revelar os principais motivadores que levam crianças a assumirem o papel de agentes transformadores, impactando positivamente o seu entorno. A pesquisa, feita com 600 crianças de classes A, B e C e 400 pais e mães com filhos entre 6 e 9 anos, revela um cenário de opiniões polarizadas entre adultos em oposição a um olhar infantil mais flexível e eficiente em se desembaraçar das armadilhas da dualidade e propor novos caminhos.

“O nosso futuro está acontecendo agora, no presente, através dessas crianças empoderadas que veem no coletivo a resposta para as transformações que tanto precisamos. O novo estudo do Gloob revela que são crianças inspirando crianças em um movimento global e orgânico. Esses jovens observam e aprendem com tudo que os cercam. E, além disso, desfrutam desses aprendizados a fim de elaborar soluções criativas que já não são alcançadas pelos adultos. Por isso, é dever de todos respeitar e cuidar da infância, ampliando essa fala e oferecendo ferramentas para expressão e para o desenvolvimento de suas capacidades”, comenta Luciane Neno, gerente de marketing e plataformas digitais dos canais Gloob e Gloobinho.

Essas crianças são capazes de transformar o nosso presente, enquanto estamos endurecidos, polarizados, estanques e nostálgicos. Com a leveza de uma brincadeira, elas criam soluções e apontam novos caminhos.

Nesse cenário, surgem exemplo de meninos e meninas que estão, efetivamente, mudando o mundo desde já. São crianças empreendedoras, ativistas e empáticas, que começam com pequenas iniciativas e acreditam que podem transformar o futuro exercendo um papel ativo na sociedade. E com toda essa riqueza criam e devolvem para o mundo o que nós, adultos, não estamos conseguindo fazer.

“Eu, Criança: Presente do Futuro” (Documentário)

Produto do estudo de mesmo nome, o documentário “Eu, Criança: Presente do Futuro” traz um registro da infância nas cinco regiões do país. São crianças que estão se engajando em causas coletivas e liderando iniciativas empreendedoras pelo Brasil.

O minidocumentário passou por Brasília, Palmas, Juazeiro do Norte, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro e conheceu as histórias de meninos e meninas que impactaram positivamente no seu entorno, desenvolvendo negócios e atuando em causas de interesse coletivo com o objetivo de transformar as suas realidades impactando o mundo.

“Nosso desejo era encontrar narrativas com repertórios regionais e ao entrar nas casas entender um extrato cultural do Estado selecionado. Cada família visitada tornava-se parte de nós. Agora somos acreanos, cratense, paulistas, tocantinense, gaúchos, somos regionais, uma marca sensibilizada com a importância territorial. “Bom dia, pode entrar, fica à vontade, almoça com a gente, não precisa tirar os sapatos” foram frases que marcaram nossa trajetória ao longo de quatro semanas de gravação. Ficou claro que percorrer o Brasil enriqueceu não só o propósito do doc, mas nossas vidas pessoais e profissionais.”, explica Renata Novaes, diretora do projeto.

Sobre a Plataforma Gente

Gente tem como propósito compartilhar conhecimento baseado em pautas contemporâneas da sociedade, no comportamento do consumidor e nos hábitos dos brasileiros. Gente é a plataforma de estudos e insights da Globosat. É aberta a todos, acesse pelo site.

Sobre o Gloob

Um mundo de diversão para crianças, a qualquer hora e em qualquer lugar. Esse é o Gloob, mais do que um canal de TV por assinatura, uma marca multiplataforma de entretenimento que oferece programação para TV, VOD, site, redes sociais, games, aplicativos, eventos e produtos licenciados. Com DNA 100% brasileiro, investe e acredita em boas histórias, em produções nacionais e internacionais de alta qualidade nas quais a criança se reconheça como protagonista. O Gloob é parte do portfólio de canais Globosat, maior programadora da América Latina.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald