Skip to main content

O Adnews marcará presença no Festival SXSW, um dos maiores eventos de tecnologia e economia criativa do mundo, que pela primeira vez será realizado fora dos Estados Unidos, em Sydney, na Austrália. A correspondente  Jaqueline Viana, com apoio da Mobilis Veículos Elétricos, estará à frente da cobertura, que acontecerá entre os dias 15 e 22 de outubro.

Jaqueline possui mestrado em Engenheira de Software e Analytics, é analista em Inteligência de Negócios e atua em ambas as áreas em projetos de tecnologia em uma das maiores empresas de mineração do mundo, a Rio Tinto, situada em Perth, na Austrália Ocidental. Além de trazer em primeira mão as notícias do Festival SXSW para o Adnews, Jaqueline representará a startup Mobilis, contribuindo para a captação de investimentos para pesquisa e desenvolvimento de projetos na área de eletromobilidade.

“Em um festival desse porte, a expectativa é de abraçar as tendências, entender o que as pessoas estão pensando e fazendo de novo, como estão agregando tecnologias emergentes em seus produtos e assistir palestras que ampliem o meu conhecimento e visão de mundo e de negócios. É um ambiente de muita oportunidade de aprendizado, networking e colaboração”, comenta a correspondente, sobre as suas expectativas para o SXSW.

Mobilis e a revolução da mobilidade

A Mobilis Veículos Elétricos iniciou sua trajetória em 2016, mas foi a participação na Campus Party, em 2017, que marcou sua estreia no mercado. No evento, a empresa apresentou ao público o veículo elétrico Li, que precedeu os modelos DR e TM, atualmente à venda e produzidos pela Tower Mobilis. De lá para cá, outros lançamentos e novas estratégias de negócio pavimentaram o caminho da startup brasileira. Pouco antes da pandemia, o sistema de monitoramento e gestão de frotas embarcado no Li virou uma spin-off.

“A TrackLi foi criada para aproveitar uma oportunidade gigantesca de novos negócios baseados nos dados que um veículo pode gerar. A tecnologia da informação traz inúmeras oportunidades para quem está disposto a agregar valor ao ecossistema de mobilidade”, afirma Mahatma Marostica, fundador e CEO da Mobilis.

Logo após, a expertise em projetos de eletromobilidade abriu portas para a Mobilis Consulting, que tem no portfólio nove clientes de portes diversos, desde empresas com ideias preliminares a companhias com faturamento anual de bilhões de reais.

“O intuito é sempre atender às necessidades do cliente de maneira técnica, mas também trazendo insights de mercado. Trabalhamos com diferentes fases do produto, sendo desde uma PoC ou MVP, até produtos já estabelecidos em outros países para trazê-los ao mercado brasileiro”, explica o sócio e diretor comercial da Mobilis, Erico S. dos Reis.

Mercado aquecido

Desde a fundação da Mobilis, dois pontos importantes mudaram no cenário da mobilidade elétrica, conforme explica o CEO da Mobilis.

“Demandas das empresas que antes eram coisas desejáveis, como ESG, descarbonização e redução da pegada de carbono, agora são compromissos públicos. Outra mudança foi o aumento da familiaridade com as tecnologias, os veículos elétricos estão cada vez mais presentes nas ruas. As empresas brasileiras entenderam que a tecnologia está acessível, e estão se sentindo confortáveis para investir e lançar produtos de eletromobilidade”, ressalta.

Contudo, Marostica avalia que mesmo neste cenário promissor, as empresas estão com dificuldade para inovar.

“Elas têm recurso e vontade de inovar, mas não entendem como funciona o processo de inovação. Para aprovar um projeto de inovação, por exemplo, analisam quesitos como payback, ROI, tamanho do mercado, entre outros que não se aplicam a produtos que não existem. Para inovações disruptivas, existe todo um método para validação, que é lançar o mais rápido possível um mínimo produto viável que consiga testar o mercado e fazer as correções ao longo do caminho”, diz.

Trajetos curtos mais divertidos com #EVs

O intuito da Mobilis é fomentar o portfólio nacional de veículos elétricos para uso em distâncias pequenas. Tendência na Europa e nos Estados Unidos, a ideia é ofertar no mercado brasileiro uma solução que promova economia e menos impacto ambiental com veículos compactos, que atendam demandas cotidianas de transporte de maneira rápida e eficiente.

“Em alinhamento com as tendências de eletromobilidade em voga na Europa e nos Estados Unidos, a Mobilis está em fase de desenvolvimento e repaginação dos modelos Li e DR, que hoje se enquadram no segmento de veículos de vizinhança. A ideia é atualizar os projetos para atender a demanda pelos chamados fun car para uso no dia a dia em distâncias pequenas, bem como a regulação para emplacamento e circulação nas vias urbanas brasileiras”, revela Erico.

Da startup incubada no Inaitec em Palhoça (SC) até o atual formato corporativo com times localizados em cinco estados do Brasil, o foco da Mobilis continua o mesmo: promover a mobilidade sustentável e com o mínimo de emissões diretas possível, seja em seus produtos ou nos produtos e serviços de seus clientes.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????