A trajetória de perseverança de jovem Thompson Vitor, que passou em 1º lugar no exame do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em 2015, é a narrativa inspiradora e real da edição 2019 do projeto “Leia para uma Criança”. Promovido pelo Itaú Unibanco e pela Fundação Itaú Social, a campanha distribui livros gratuitos e incentiva a leitura na primeira infância há anos no Brasil, reforçando o potencial dela como agente transformador dos indivíduos, famílias e da sociedade.

Diferente dos últimos anos, em que histórias fictícias foram contadas na ação de comunicação da campanha, em 2019 pela primeira vez uma história real de superação por meio da educação é apresentada nas telas. Criada pela DPZ&T, a campanha multiplataforma ilustra mais uma vez o efeito da leitura durante os primeiros anos da criança com a grandiosidade exigida pela importância do tema.

Mas o que a história de Thompson tem de especial? Morador de Paço da Pátria, na Zona Leste de Natal (RN), ele vivia com sua família, e sua mãe, Rosângela Marinho, trabalhou por muitos anos como catadora de lixo para fins recicláveis. Enquanto buscava os materiais que ajudavam no sustento familiar, ela também procurava diariamente por livros descartados, os levava para casa e lia as histórias para seus filhos.

Quando aprendeu a ler, o próprio Thompson começou a se aventurar pelos conteúdos de diversos autores, e ansiava pelo fim de semana para mergulhar nos livros e quadrinhos levados para casa pela mãe. A persistência de Rosângela o levou a estudar mais tarde em Fortaleza, quando ganhou uma bolsa de estudos da Organização Educacional Farias Brito. Ele seguiu estudando, passou em 1º lugar na IFRN e não parou, atualmente, cursa Química na universidade de Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos.

Para contar a história inspiradora de Thompson e Rosângela, foram feitos dois filmes, um contado do ponto de vista adulto, a mãe, que imagina um futuro promissor para seu filho; o outro segue a visão da criança, ilustrando a consequência da leitura na vida de Thompson. As campanhas aconteceram durante o intervalo do Jornal Nacional e da novela das 21h da TV Globo na segunda-feira, (07). Confira os filmes abaixo:

Como nas campanhas do programa de 2017 e 2018, vencedoras de diversos prêmios, incluindo o Profissionais do Ano por dois anos consecutivos na categoria “Mercado Nacional”, os filmes traduzem o poder que as histórias têm de estimular a imaginação e a autoconfiança, ampliar horizontes, desenvolver potenciais e impactar a criança de um modo tão imersivo que seu futuro não reconhece barreiras a partir daquele momento.

“Estamos evoluindo a narrativa dos últimos anos de campanha, agora buscando inspiração numa história real. Uma das fortalezas do Leia para uma Criança é a consistência da mensagem. A história do Thompson e da Rosângela mostra o quanto essa iniciativa é fundamental. Afinal, todos os pais projetam o tempo todo um futuro melhor para seus filhos. Da mesma forma, toda criança gosta de sonhar; seja com uma viagem ao espaço, construindo robôs, imaginando um mundo melhor. Essa história de superação é a materialização do poder da educação e do papel que a leitura infantil tem de despertar o potencial de toda criança.”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.

 

Ficha técnica:
Cliente: Itaú Unibanco
Produto: Institucional
Campanha: Leia para uma criança
Data da Produção: setembro/2019
Título: “Busca da Mãe”, “Busca do Filho” e Flash Docs
Secundagem: 2×120”, 2×60”, 2×30”, 10×30” (Flash Docs), 2×10”, 1×5”
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Rafael Ziggy
Direção de Criação: Silvio Amorim
Criação: Rafael Urenha, Silvio Amorim, Giampietro Zanon, Thomaz Dantas, Bruno Landi, Raphael Lucone, André Choairy e Vinícius Curi
Supervisão de Criação (Conteúdo): Mariana Hasselmann
Criação (Conteúdo): Marcel Macedo e Vitor Quinet
Atendimento: Gabriela Yamamoto, Manuela Codas, Lucia Correa, Mateus Carvalho e Ana Carolina Cavallini
Aprovação do Cliente: Eduardo Tracanella, Juliana Cury, Natalia Barreira, Luca Beer e Monique Pereira
Planejamento: Fernando Diniz, Kiko Steinhoff, Marcio Santos, Marianna Bolgheroni, Gabriel Cadete, Luana Sanches e Rafael Marquez
Mídia: Paulo Ilha, Clara Corrales, Tatiana Akemi, Artur Martins e Yasmin Gonçalves
Business Intelligence: Marcelo Azevedo, Gabrielle Paulino e Pedro Rogedo
Projetos: Marcos Yamamura, Michele Almeida e Marione Oliveira
RTVC: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, David Barkan, Sthefany Nascimento e Michelle Teixeira
Produção Gráfica: Marcos Moura e Durval Brum
Artbuyer: Marcos Moura e Andrea Soeiro
Produção Digital: Leonardo Grana
Engajamento e Influência: Patrícia Capuchinho, Didi Blanco, Otávio Almeida e Mila Alves
Produtora: Saigon
Diretor: Vellas
Produtor Executivo: Marcelo Altschuler
Diretor de Fotografia:  Augustin Claramunt
Diretor de Arte: Guilherme Marini
Assistente de Direção: Flavio Lanfredi
Coordenação de Produção: Carol Pessini, Marina Blum, Natália Cardoso
Atendimento: Fernanda Gomes, Jin Park, Tais Sanches
Montador: Rami d’Aguiar e Ivan Kanter
Finalizador: Fabio Abreu
Coordenadora de Pós-Produção: Virgini Fares
Pós Produtora: Nash
Produtora de Som: Satélite Audio
Direção Musical e Produção: Roberto Coelho e Kito Siqueira
Atendimento: Juliana Correa e Nicole Bonnet
Produção Musical: Hurso Ambrifi, Daniel Iasbeck, Mike Vlcek, Thiago Colli e Charly Coombes
Finalização: Ricardo Bertran, Celso Moretti, Carla Cornea e Angelo Colasanti
Coordenação de Produção: Ana Cordeiro, Karina Coviello, Mariana Tardelli e Rafa Oliveira
Assistente Geral e Finalização: Ian Sierra
Assistente Geral: Renan Marques
Produção Flash Docs: Saigon
Direção: LUMO (Luis Villaverde e Moira Soares)
Diretor de Fotografia: Chico Cobra
Assistente de Direção: Luciana Camargo
Montador: Paulo Miranda

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald