Skip to main content

A The Body Shop, rede inglesa de cosméticos naturais, lança, no dia 7 de novembro, a campanha de Natal “Sonhe Grande”, que traz à tona a temática da equidade de gênero com o objetivo de chamar a atenção para a causa. No Brasil, os dados são alarmantes: a diferença salarial entre mulheres e homens exercendo o mesmo cargo em diversas áreas de ocupação é de 23,9%. Elas também ocupam apenas 37% dos cargos de liderança no país, de acordo com dados da Plan International Brasil, organização defensora dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na promoção da igualdade de gênero.

O mote da campanha da The Body Shop é o incentivo para que meninas e mulheres sonhem grande, a serem o que quiserem e como quiserem, encorajando-as a atingir seu potencial máximo. Para isso, a principal iniciativa é a reversão de parte do valor das vendas realizadas entre os dias 07 de novembro e 25 de dezembro, em todas as lojas da marca no Brasil e mundo, a projetos de educação e liderança para meninas no Brasil e na Indonésia.

Nacionalmente, o aporte será direcionado à “Escola de Liderança para Meninas”, desenvolvido pela organização não-governamental Plan International, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento das meninas para a prevenção de violências baseadas em gênero, desenvolvendo habilidades para a vida, conhecimentos sobre direitos e incentivando a participação cidadã delas em seus contextos sociais. A Escola tem duração de quase 80 horas, com encontros semanais facilitados por educadoras, além de visitas a espaços como a Assembleia Legislativa, Ministério Público e prefeituras.

O financiamento do projeto permitirá que 75 jovens (entre 18 e 24 anos) de diversas comunidades maranhenses participem do treinamento. A The Body Shop se associou à causa por meio de uma parceria global com a Plan International, para fomentar o desenvolvimento de meninas em diversos países onde a marca atua.É a primeira vez que o Brasil é diretamente beneficiado por uma iniciativa global da marca.

Além disso, todos os elementos e ilustrações da identidade visual da campanha foram pensados para chamar a atenção sobre a importância da conscientização sobre a desconstrução de padrões e preconceitos -meninas sendo astronautas, meninos de tutu de bailarina, Mamãe Noel, meninas cientistas, dentre outros.

“A The Body Shop foi fundada por Anita Roddick, uma mulher ativista, e portanto o DNA da marca não poderia ser diferente. Lutamos pela igualdade de direitos e oportunidades para meninas e mulheres e, junto com a Plan International Brasil, queremos chamar atenção para as barreiras que as meninas enfrentam para acessar seus direitos, principalmente no que diz respeito à educação e, consequentemente, ao mercado de trabalho”, explica Karina Meyer, diretora de Marketing da The Body Shop.

Além do financiamento do projeto no Maranhão, a The Body Shop desenvolveu uma série de ações para sustentar a mensagem central das campanha. Em novembro, a marca realizará um talk sobre equidade de gênero na Casa Free Free com a participação de Cris Bartis, do podcast Mamilos, Viviana Santiago, gerente de gênero e incidência política da Plan International Brasil, e Karina Meyer, diretora de marketing da The Body Shop.

No mesmo mês, a marca realizará uma agenda de atividades e oficinas voltadas à temática “Sonhe Grande” no Shopping Higienópolis (de 22.11 à 01.12), em um cenário instagramável cenografado com todos os elementos da campanha. O espaço também será replicado em Recife no mês de dezembro no Shopping Rio Mar Recife (de 07.12 à 15.12).

Leave a Reply