O termo fintech parece complexo, mas na verdade, é a junção de duas palavras em inglês: financial (financeiro) e technology (tecnologia), na prática, o significado de fintech vai muito além de “tecnologia financeira”. As fintechs são startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros voltados para o mundo digital, de forma mais transparentes e menos burocrática, criando saídas para gerir as finanças de forma eficaz e desafiando o mercado dominado pelas grandes instituições bancárias. 

Atualmente, existem aproximadamente 550 fintechs no Brasil, isso se deve ao fato dos brasileiros possuírem acesso à convergência digital, que possibilitam o uso de recursos digitais, como compra, transferências de pagamento e outros. “As fintechs crescem devido às carências dos bancos tradicionais, precariedade no atendimento, falta de flexibilidade, dificuldade de acesso a crédito. Dessa forma, existem várias pessoas que buscam um serviço fora do sistema bancário comum. Agora elas são amparadas por esses recursos tecnológicos. Afinal, onde há oportunidade, há negócio”, explica o professor do ISAE Escola de Negócios, Rafael de Tarso Schroeder, especialista em Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação.

 Em alta no país, as fintechs mudam o mercado oferecendo soluções e atendendo nichos que eram ignorados pelos bancos tradicionais. Conheça 7 fintechs brasileiras que estão transformando o segmento financeiro e prometem se destacar, ainda mais, em 2020:

 

PicPay: O PicPay é um aplicativo de pagamentos online lançado em 2012. O sistema nasceu com a proposta de descomplicar transferências de valores entre usuários, tanto para fazer pagamentos a lojas virtuais quanto para serviços online.

 

Juno: Depois de abandonar o nome BoletoBancário.com e apostar em diversas outras soluções para facilitar pagamentos, reduzir a burocracia e democratizar serviços financeiros, a fintech curitibana Juno prepara o lançamento de seu cartão pré-pago exclusivo. A empresa é uma solução completa para a emissão de cobranças e recebimento de pagamentos para MEIs, e-commerces, marketplaces, empresas de qualquer tamanho e, também, para pessoas físicas.

 

Nubank: Fundado em 2013, o Nubank nasceu com a missão de desenvolver o controle financeiro na vida das pessoas. Conhecido por seus produtos sem burocracia, onde o usuário pode acompanhar as transações pelo aplicativo. Atualmente já são mais de 10 milhões de clientes. Em 2019, a fintech já ultrapassou a marca de mais de 1,5 bilhão de transações feitas. Além disso, não é apenas um cartão, hoje a fintech oferece outros 6 produtos.

 

Quinto Andar: O QuintoAndar começou a operar em 2015, com o objetivo de simplificar o processo de locação de casas e apartamentos residenciais, atuando como fiador para usuários com histórico de crédito sólido. Eliminando burocracias e custos na hora de alugar um imóvel, como por exemplo, o seguro-fiança.

 

GuiaBolso: Com o propósito de melhorar a vida dos brasileiros e transformar o sistema financeiro, a fintech paulista GuiaBolso está no mercado nacional desde 2014. Seu aplicativo é uma referência no segmento. Nele, é possível fazer um planejamento financeiro e controle de gastos pessoais. Atualmente conta com cerca de 4,5 milhões de usuários.

 

Ebanx: Primeiro unicórnio (startup avaliada em um bilhão de dólares), o Ebanx surgiu em 2012 processando cross-border (transfronteiriços) para negócios como Airbnb, AliExpress, Pipedrive, Spotify, Uber e Wish. Atualmente, a fintech conecta mais de 50 milhões de pessoas com mais de mil sites internacionais por meio de métodos de pagamento. Para 2020, o Ebanx dará uma atenção especial para a expansão do processamento de pagamentos locais. 

 

Creditas: A Creditas é uma fintech que disponibiliza empréstimos com taxas abaixo do mercado para seus clientes, isso acontece porque eles pegam carro ou imóvel como garantia de pagamento. Além de juros menores, também é possível conseguir um maior prazo para pagar e um maior valor de empréstimo.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdGeek

+ Ver mais

Saraiva prepara para fãs estreia de STAR WARS

por Nicole Fanti Siniscalchi

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald