Skip to main content

Mais uma vez a tecnologia comprova seu potencial na promoção do bem-estar público. O aplicativo Be Okay dá suporte às pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade, como a Síndrome do Pânico, que atinge, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9% da população brasileira. Por ser acessível e inovadora, a plataforma já conta com quase 50 mil downloads em todo mundo. Além de português, o app está disponível em inglês, francês, espanhol, alemão e italiano.

O Be Okay foi criado pela especialista em sistemas de informação e desenvolvedora da Radix, Helena Leitão, que, recentemente, fez uma apresentação aos colegas da própria empresa sobre o aplicativo. A palestra teve como objetivo promover a campanha Setembro Amarelo, que reforça a atenção a sinais de depressão e pânico e a prevenção do suicídio.

O aplicativo funciona como um aliado de bolso, que cabe na palma da mão e de uso bastante simples. Durante o período de crise, é possível ao usuário consultar exercício de respiração, ver imagens que tranquilizam, que podem ser selecionadas previamente por ele mesmo, ou até mesmo acionar uma discagem rápida para pedir ajuda, entre outros recursos.

Além do socorro imediato, é possível fazer um histórico dos episódios, preenchendo um formulário com hora, duração, local e sintomas. O acompanhamento é útil para identificar, junto ao médico, quais são os possíveis gatilhos que deflagram a crise, determinar a periodicidade e a intensidade com que acontecem.

“É muito importante frisar que o app não se propõe a ser um substituto do médico. Muito pelo contrário. Ele é uma ferramenta que pode ser usada em prol do tratamento junto a um profissional”, alerta a criadora do aplicativo.

O projeto foi desenvolvido ainda quando Helena era estudante da PUC-Rio, em parceria com duas colegas, a engenheira Ana Luiza Ferrer e a designer Gabriella Lopes. Foi parte de um programa da Apple e do Laboratório de Engenharia de Software da universidade.

Lançado em fevereiro de 2017, no primeiro momento o app era acessível apenas para iOS. Atingiu rapidamente 46 mil downloads, divididos em 60 países. A versão para Android, está disponível apenas em português, foi lançada em agosto de 2018 e vem repercutindo em países como EUA, Reino Unido, Alemanha, Portugal e China.

“É muito gratificante ver que impactamos positivamente na vida de tantas pessoas no mundo inteiro. Já tive oportunidade de ouvir vários casos de amigos próximos, colegas e até mesmo desconhecidos que escrevem reviews na App Store e nas nossas redes sociais, compartilhando histórias e dores. Fico muito feliz de ver o bem que o Be Okay tem feito às pessoas”, conta Helena.

 

Leave a Reply