Em meio ao debate crescente sobre a eficácia do marketing de influência, a SUBA e a OKIAR, especializada em pesquisa e estatística, lançam uma solução para mensurar a eficiência dos influenciadores de forma abrangente. A metodologia, batizada de DIM – Deep Influencer Measurement, visa fornecer um novo olhar sobre como a influência pode impulsionar indicadores estratégicos para marcas, promovendo mais transparência e confiabilidade em um setor em constante evolução.
“Transparência e eficácia são essenciais para o futuro do marketing de influência, dimensões que o DIM abrange ao proporcionar insights valiosos e subsidiar a confiança das marcas na efetividade das ações com influenciadores”, afirma Fabiana Bruno, CEO da SUBA e líder de grupos de trabalho na ABAP e no CENP, voltados à autorregulação do setor.
Baseada em um tripé metodológico, a nova solução avalia a imagem do influenciador por meio de pesquisas de mercado, mede o impacto das ações sobre os atributos da marca e calcula o Retorno sobre Investimento (ROI). O DIM se propõe a preencher uma lacuna histórica na medição de resultados em campanhas de influência, destacando todas as etapas de mensuração e superando as limitações dos indicadores de conteúdo tradicionais.
“Não é de hoje que a efetividade do marketing de influência e celebrity endorsement é debatida. Mas nunca um player se preocupou como a SUBA tem se preocupado em criar um ecossistema de mensuração que conecta estratégia com planejamento e avaliação de efetividade de influência. Confio que o DIM tem o potencial de mudar o paradigma de performance na relação entre as marcas e a creator economy”, avalia Walney Barbosa, COO da OKIAR.
O DIM também introduz um índice que avalia como os influenciadores impactam atributos de marca, como preferência, familiaridade e intenção de compra, além de incluir um modelo econométrico chamado IMM (Influencer Marketing Model), que utiliza dados para oferecer análises de ROI com foco específico em influenciadores.

Da esquerda para direita, Walney Barbosa, COO da Okiar, Fabiana Bruno, fundadora e CEO da SUBA, e Mailson Dutra, VP de Data e Performance da SUBA
O desenvolvimento da metodologia foi baseado em ações da SUBA para a marca Sunless, analisando a performance da influenciadora Bianca Andrade (Boca Rosa) como embaixadora. Os resultados apontaram um aumento de 12 p.p. nos atributos de familiaridade da marca e um ROI de 13%. “O grande destaque deste estudo é que, pela primeira vez, oferecemos uma dinâmica de mensuração que considera as variáveis únicas da influência. O que antes era avaliado de maneira genérica agora é analisado com mais detalhamento, permitindo entender de forma precisa como cada influenciador contribui para a marca”, afirma Mailson Dutra, VP de Data e Performance da SUBA.