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Em outubro de 2019, chegou ao Brasil a versão em português da tão esperada inteligência artificial Alexa, a assistente virtual baseada em nuvem da Amazon, que é capaz de executar diversas atividades através de simples comandos de voz. Desde o início, nossa relação sempre foi muito boa, pois estávamos explorando um novo mundo. Quanta novidade e quantas possibilidades…

Alexa, ligar a TV da sala. Alexa, tocar a música nova do Maneskin. Alexa, me acordar com Enya às 07 da manhã. Alexa, me conta uma piada. Alexa, imita o Darth Vader. Alexa, apagar a luz do quarto. Alexa, ligar o ar condicionado.

Depois vieram as Skills da Alexa, que são como aplicativos com funções adicionais dentro da Alexa. Tem de tudo um pouco… entretenimento, conteúdo, notícias, podcasts, jogos, meditação, dicas de cuidado com a casa e todo um universo de possibilidades.

Porém, nossa relação as vezes sofre com alguns atritos e falhas na comunicação. A experiência é interessante, mas algo ainda está faltando para nossa relação ficar perfeita.

A sensação é que as empresas ainda estão aproveitando mal este novo canal que não para de crescer de importância. Já existem uma série de soluções desenvolvidas que podem servir de referência, mas a verdade é que ainda exploramos muito pouco este novo recurso. Mas afinal, que soluções podemos imaginar?

Vamos a algumas dicas:

· Para atendimento, você pode criar skills que permitam aos seus clientes entrar em contato com sua empresa por voz, tirar dúvidas sobre produtos ou serviços, solicitar suporte técnico, segunda via, número do boleto ou fazer reclamações;

· Para entretenimento, você pode criar skills que ofereçam jogos interativos, histórias divertidas, piadas, curiosidades ou desafios para os usuários se divertirem com a Alexa;

· Para conteúdo, você pode criar skills que disponibilizem notícias, podcasts, músicas, vídeos ou outros tipos de mídia para os usuários consumirem por voz;

· Para marketing, você pode criar skills que promovam sua marca, divulguem suas ofertas, gerem engajamento ou fidelizem seus clientes por meio de recompensas ou benefícios;

· Para vendas, você pode criar skills que facilitem o processo de compra dos seus produtos ou serviços por voz, permitindo aos usuários pesquisar preços, verificar estoque, adicionar itens ao carrinho ou finalizar o pedido.

Voice Commerce:

Uma das vantagens das skills é que elas já possibilitam vender e comprar através de simples comandos de voz. Considerado o próximo passo evolutivo de uso desta plataforma de voz, o voice commerce é uma tendência do comércio online que permite aos consumidores fazer compras usando apenas a voz. Isso traz mais praticidade, rapidez e conveniência para os clientes, além de criar um canal de comunicação direto entre as marcas e os consumidores.

Para aproveitar os benefícios do voice commerce e das skills para Alexa nos negócios e no marketing, é preciso seguir algumas dicas:

1. Pesquisar o público-alvo e entender suas necessidades, preferências e comportamentos em relação aos assistentes de voz;

2. Definir o objetivo da skill e o valor que ela agrega aos usuários;

3. Criar um roteiro claro e simples para a interação entre a skill e o usuário;

4. Usar um design sonoro adequado para transmitir a identidade da marca e criar uma experiência imersiva;

5. Testar a skill em diferentes dispositivos e situações para garantir seu funcionamento correto;

6. Divulgar a skill nas redes sociais, sites e outros meios para atrair mais usuários;

7. Monitorar o desempenho da skill e coletar feedbacks dos usuários para melhorá-la continuamente.

Por fim, é importante ressaltar… desenvolver soluções para assistentes de voz deixou de ser hype e virou uma excelente oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada para seus consumidores.

Alexa, não queremos que você vai embora nunca! Só queremos que nossa relação fique cada dia melhor 😉

E que as marcas entendam a melhor forma de utilizar esta importante ferramenta e canal, pois as experiências com voz precisam resgatar o consumido.

Sobre o autor da matéria: Alexandre Fernandes de Azevedo, Head de Planejamento na aunica Interactive Marketing

Marketing Planner com amplo histórico de projetos realizados para grandes marcas, Alexandre Azevedo sempre busca alternativas criativas para surpreender os clientes e gerar resultados. Atento às constantes transformações da indústria e como elas impactam os negócios dos clientes, logo percebeu como as novas tecnologias de Machine Learning e Inteligência Artificial possuem um potencial enorme para incrementar a presença digital e criar soluções que gerem um impacto positivo na construção de uma marca e geração de novos negócios.

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