Skip to main content

O novo projeto da Amazon visa fornecer conexões de banda larga usando uma constelação de 3.236 satélites. Diz-se que o rival Starlink já tem mais de 2.300 satélites em órbita. Os foguetes serão fabricados pela Arianespace, Blue Origin, que foi fundada pelo proprietário da Amazon, Jeff Bezos, e United Launch Alliance.

A Amazon diz que o Projeto Kuiper visa fornecer banda larga de alta velocidade e baixa latência para clientes, incluindo residências, empresas, agências governamentais, operações de socorro a desastres, operadoras de telefonia móvel e outras organizações “que trabalham em locais sem conectividade confiável à Internet“.

Assim como o Starlink de Elon Musk, os usuários se conectarão à internet por meio de um terminal que se comunica com os satélites. A Amazon diz que sua experiência no envio e fabricação de produtos como Echo e Kindle será útil para produzi-los e distribuí-los.

Dave Limp, vice-presidente sênior da Amazon Devices & Services, em comunicado anunciando o acordo disse:

“O Projeto Kuiper fornecerá banda larga rápida e acessível para dezenas de milhões de clientes em comunidades não atendidas e mal atendidas em todo o mundo”.

Novos foguetes

A Amazon planeja 83 lançamentos nos próximos cinco anos, dizendo que constitui “a maior aquisição comercial de veículos lançadores da história“. A empresa planeja duas missões “protótipo” ainda este ano – mas usando um foguete fabricado pela ABL Space Systems, e não os três que lançarão a maior parte dos satélites.

Ao contrário dos foguetes Falcon 9 de Elon Musk, os três novos foguetes usados ​​para os lançamentos do Projeto Kuiper ainda estão em desenvolvimento.

Outra empresa de internet via satélite OneWeb, que é de propriedade parcial do governo britânico, decidiu recentemente usar foguetes SpaceX Falcon 9 depois de perder o acesso aos foguetes Soyuz construídos na Rússia que vinha usando, após a invasão da Ucrânia. No total, Musk espera lançar até 30.000 satélites Starlink no espaço.

O valor desse tipo de internet via satélite em órbita terrestre baixa já foi demonstrado na Ucrânia, onde a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional disse, em conjunto com a SpaceX, que ajudou a enviar um total de 5.000 terminais Starlink para o governo do país.

Mas, à medida que a órbita terrestre baixa se torna cada vez mais congestionada, os astrônomos reclamam que a luz refletida por esses satélites à medida que passam por cima perturba cada vez mais a visão do céu noturno.

A astro-fotógrafa Mary McIntyre disse no Twitter: “Os satélites estão literalmente destruindo nosso lindo céu noturno“.

Essa matéria é uma tradução da escrita para BBC News.

Quer saber mais novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Leave a Reply