Skip to main content

A Amstel, cerveja oficial da Conmebol Libertadores, e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol unem forças em combate ao preconceito e criam o movimento Barulho Contra o Racismo. A iniciativa terá início nas oitavas de final da competição e convocará torcedores, formadores de opinião, jogadores, ex-atletas e influenciadores a se manifestarem contra o racismo nos estádios e, acima de tudo, quebrarem o silêncio quando o presenciarem. Por meio da parceria, o Observatório, conhecido por monitorar e dar holofote a casos de racismo no futebol e o Projeto Primeira Pele Preta, que visa dar protagonismo a luta racial dos personagens negros, vão poder ampliar suas atuações prestando consultoria psicológica e jurídica para vítimas de discriminação racial.

A página oficial do movimento Barulho Contra o Racismo e o Manual Antirracismo no Esporte, desenvolvido pelo Observatório em parceria com o Projeto Primeira Pele, podem ser acessados por meio deste link. Para solicitar a assistência jurídica e psicológica, basta acessar a página, clicar em “Quero aconselhamento legal e psicológico”, preencher o formulário e aguardar o contato de um profissional vinculado ao Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Para convidar e engajar o público a se manifestar nos estádios, a Amstel utilizará dos seus painéis de publicidade nos campos e de anúncios geolocalizados para comunicar cerca de 300 mil torcedores presencialmente durante as próximas partidas do Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Athletico-PR e Fortaleza. Para alcançar o público que acompanha as partidas em casa, em bares ou outros ambientes, haverá uma inserção patrocinada dentro da transmissão do SBT e, nas mídias sociais, a marca e o Observatório estarão produzindo conteúdos para seus canais proprietários e contarão com influenciadores, formadores de opinião, páginas de futebol e ex-atletas aliados à causa para disseminar a mensagem contra a discriminação racial no futebol, e também ao manual antirracista desenvolvido pela organização.

“Há anos, a Amstel busca promover discussões relevantes que possam contribuir para a sociedade por meio de suas iniciativas. E dentro do nosso patrocínio à Conmebol Libertadores não é diferente. Nos unimos ao Observatório da Discriminação Racial no Futebol com o intuito de criar cada vez mais diálogo sobre esse tema e apoiar esta organização que compartilha de nossos valores e trabalha na construção de um futebol mais inclusivo e respeitoso”, afirma Vanessa Brandão, diretora de marketing das marcas Mainstream do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Desde 2014 o Observatório trabalha no monitoramento das denúncias de racismo no futebol brasileiro e acredita na necessidade da quebra de silenciamento, tanto por parte de atletas, mas também por parte dos torcedores, clubes, entidades desportivas e patrocinadores.

“É urgente que os casos de discriminação racial no futebol não sejam mais tolerados, afinal, racismo não se tolera, racismo se combate. Não podemos aceitar que mais casos continuem acontecendo, e, por isso, precisamos quebrar o silenciamento e fazer barulho. Indo além das denúncias, a parceria com a Amstel vai servir para que possamos dialogar, prestar assessoria jurídica e psicológica às vítimas. Queremos não só denunciar os casos mas, principalmente, criar uma rede de apoio e acolhimento às vítimas”, comenta Marcello Carvalho, diretor do Observatório do Racismo no Futebol

Além do Barulho Contra o Racismo

A Amstel carrega consigo valores como respeito, diversidade, autenticidade e liberdade, trazidos de cidade natal, Amsterdã. Por meio do patrocínio à Conmebol Libertadores, a marca busca promover discussões que contribuam para a construção de um futebol mais respeitoso e acolhedor, e a ação Barulho Contra o Racismo é um movimento que vai de encontro com este propósito.

Em 2019, a Amstel lançou a campanha “Paixão vs Violência” em que buscava conscientizar os consumidores que o comportamento agressivo não poderia ser maior que a paixão pelo seu time, uma vez que esta edição foi marcada por casos de violência física entre torcedores e atletas. Como parte da iniciativa, foi lançado o Torcedor Artificial, que absorvia e aprendia a partir dos comentários e publicações de torcedores online. Em 2021, a Amstel estreou o Chute Certeiro, um experimento-social com torcedores apaixonados pelos seus times, mas que não seguiam os estereótipos esperados. O filme foi produzido com a participação de pessoas LGBTQIA+, mulheres e PCDs com histórias inusitadas de paixão pelos seus times. Como parte da ação, a marca apoiou financeiramente o JogaMiga e Ligay, dois projetos que promovem a inclusão de mulheres e pessoas LGBTQIA+ no esporte mais popular do mundo.

Barulho Contra o Racismo

Site Oficial Barulho Contra o Racismo
 

30.06 (Quinta-feira)

Fortaleza x Estudiantes – 21h30

Estádio: Castelão

05.07 (Terça-feira)

Atlético-MG x Emelec – 19h15

Estádio: Mineirão

06.07 (Quarta-feira)

Palmeiras x Cerro Porteño – 19h15

Estádio: Allianz Parque
 

Flamengo x Tolima – 21h30

Estádio: Maracanã

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!