Skip to main content

No dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completará 468 anos. Palco de grande parte da história brasileira e responsável por diversas atividades culturais, a capital terá uma programação especial em seu aniversário

Confira o que fazer durante a celebração da “Terra da Garoa” e seus mais diversos locais:

Aniversário de São Paulo

1 – Museu Catavento

Além da comemoração do aniversário de São Paulo, o Museu Catavento também fará uma homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, sediada na cidade em 1922. A exposição “Abaporu Periférico” é uma parceria com as Fábricas de Cultura, e apresentará releituras de obras consagradas do modernismo, realizadas por artistas locais do graffiti. A exposição estará aberta ao público das 9h às 17h, e estará disponível até fevereiro.

Além dessa, outras exposições e oficinas estão disponíveis para os visitantes, basta conferir a programação do mês de janeiro no site do museu.

Museu Catavento. Imagem: Reprodução / Museu Catavento

2 – Show de Filó Machado – SESI

No dia 26 de janeiro, para comemorar os 468 anos da cidade, Filó Machado, também celebra seus 60 anos de carreira como multi-instrumentista. O espetáculo ocorrerá no Teatro do Sesi São Paulo, às 20 horas, e os ingressos são gratuitos, devendo ser reservados pelo site da instituição.

Aniversário de São Paulo: confira a programação dos 468 anos
Filó Machado. Imagem: Reprodução / Imprensa

3 – Casa das Rosas

A programação da Casa das Rosas para o aniversário de São Paulo, incluirá atividades lúdicas promovidas pelo Núcleo de Ação Educativa do próprio museu, um recital dedicado à cidade e apresentação do projeto “Canta a poesia”, com o coral da Casa. Com início às 11h, do dia 25, o evento faz necessária a apresentação do passaporte de vacinação, certificando as duas doses da vacina.

Aniversário de São Paulo: confira a programação dos 468 anos
Casa das Rosas. Imagem: Reprodução.

4 – Centro Cultural de São Paulo

O Centro Cultural sempre traz novidades para a cidade. Para a comemoração dos 468 anos, um dos eventos será a Mostra de Cinema Modernismo 22+100 e Aniversário de São Paulo, apresentando trabalhos de cineastas relacionados ao Modernismo.

No dia 25, na Sala Lima Barreto, os filmes serão “São Paulo Sociedade Anônima”, às 18h, e “O Caso dos Irmãos Naves”, às 19h45. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis uma hora antes da programação.

Aniversário de São Paulo: confira a programação dos 468 anos
São Paulo Sociedade Anônima. Imagem: Reprodução.

5 – MIS (Museu da Imagem e do Som)

O museu terá a exposição “Samsung Rock Exhibition Rita Lee”, com entrada gratuita, retirando o ingresso diretamente na recepção. A ação conta com material escolhido pela própria artista e seu filho, João Lee, curador da mostra. São centenas de itens originais que percorrem a história da Rainha do Rock, levando entretenimento para o público no dia 25. O evento também exige o passaporte de vacinação, registrando, ao menos, duas doses.

Aniversário de São Paulo: confira a programação dos 468 anos
Rita Lee em sua exposição. Imagem: Reprodução / MIS

6 – FIESP

A instituição traz a exposição “Era Uma Vez o Moderno”, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, reunindo os mais diversos itens, desde diários, cartas, manuscritos, fotos e obras dos artistas que fizeram parte da Arte Moderna no Brasil, entre 1910 e 1944.

A entrada é gratuita e poderá ser visitada até o dia 29 de maio de 2022, contemplando obras e reflexões de Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e outros diversos artistas importantes da época.

Imagem: Reprodução / Karim Kahn

7 – Japan House

A Japan House São Paulo está promovendo a campanha Daruma, com o objetivo de disseminar o costume japonês ligado ao amuleto da sorte. A ação acontece tanto de maneira remota quanto presencial, e trará o boneco em 6 diferentes endereços da cidade, até o dia 27 de fevereiro, de maneira totalmente gratuita. No aniversário de 468 anos de São Paulo, ele estará em um lugar especial para a celebração.

Daruma. Imagem: Reprodução / Japan House.

8 – Theatro Municipal

No dia 25 de janeiro, às 20h, a Sala de Espetáculos do Theatro irá apresentar a Orquestra Sinfônica Municipal, regida por Alessandro Sangiorgi. Os ingressos apresentam variação de preço entre R$ 10 e R$ 60, e o espaço seguirá todos os protocolos de segurança da Covid-19.

Theatro Muncipal. Imagem: Reprodução.

9 – Praça da Colmeia

O Pátio Metrô São Bento firmou uma parceria com o projeto OHquidea, que irá presentear a cidade com mais de 100 mudas de orquídeas. O público será convidado a plantá-las e ainda escrever um desejo, na Praça da Colmeia, das 10h às 12h.

Praça da Colmeia. Imagem: Reprodução

10 – Walking Tour

Por fim, existem os vários passeios guiados, que podem ser feitos a pé, para conhecer a capital e sua história. Dentre eles, estão alguns gratuitos e outros pagos, e até aqueles para turistas de outros países, como o SP Free Walking Tour e Caminhos do Triângulo, por exemplo.

São Paulo

Leave a Reply