Skip to main content

Em junho de 1973, Vint Cerf e Bob Kahn trabalharam na conexão de computadores militares com satélites de comunicação e rádios móveis. O que eles não esperavam é que o “problema” que deveriam resolver para os militares mudaria profundamente a humanidade. Aos 80 anos, completados no final de junho, mesmo mês em que o protocolo para o funcionamento da internet foi criado por eles há 50 anos, Cerf falou com exclusividade ao SBT News sobre como foi a cocriação dos protocolos TCP/IP, padrão técnico que estabeleceu a formação da rede mundial de computadores.

Em 30 minutos da sua concorrida agenda, Cerf falou sobre os desafios de criar a internet a partir de uma rede das Forças Armadas dos Estados Unidos, a Arpanet, e das inovações que foram criadas a partir disso. O matemático também citou questões como a desinformação e a inteligência artificial, relatou o que teria feito de diferente na internet e deu a sua visão sobre o futuro da rede.

O “Sr. Internet”, apelido ganho graças ao feito, comentou ainda sobre o Brasil e deixou uma mensagem aos usuários brasileiros. Confira a entrevista na íntegra abaixo.

Quem é o Sr. Internet

O matemático e cientista da computação Vinton Gray Cerf tem 80 anos, é vice-presidente e evangelista-chefe de Internet no Google. Nascido em 23 de junho de 1943, na cidade de New Heaven, em Connecticut (EUA), ele é casado com Sigrid e tem dois filhos, David e Bennett.

Cerf é graduado em Matemática pela Universidade de Stanford (1965), fez Mestrado em 1970 e Doutorado em Ciência da Computação em 1972, pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Tem duas patentes: um Sistema de Comunicação de Rádio pela Internet e um Sistema de Execução de Tarefas Distribuídas.

Muito antes de cocriar acidentalmente o padrão técnico da internet, o matemático trabalhou com limpeza e reabastecimento de máquinas de café, aos 14 anos. Seu primeiro emprego na área de tecnologia foi trabalhando em um software de teste para motores de Fórmula 1, que também foram usados no foguete Saturn V, do Programa Apollo.

Grande apreciador de música clássica, Cerf adora sorvete de café da Häagen Daz e tem as séries “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien, e “Fundação”, de Isaac Asimov, entre seus livros favoritos.

Foi, ainda, fundador da organização Internet Society, sendo presidente entre 1992 e 1995, e integrou o conselho do Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) entre 2000 e 2007.

* Com informações do SBT News

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.