Skip to main content

A Apple anunciou que agora os desenvolvedores poderão anunciar seus aplicativos na guia de pesquisa da App Store e não somente nos resultados de pesquisa, como antes. A novidade chega pouco depois da nova atualização do iOS 14.5, que possui um recurso anti-rastreamento, o App Track Transparency, ou  transparência no rastreamento em apps, em tradução livre.

O recurso beneficia os anunciantes por permitir que eles alcancem os clientes antes mesmo que uma pesquisa seja feita. Dessa forma, os aplicativos possuem mais chances de serem adquiridos do que antes, quando os anúncios eram feitos apenas no espaço entre os apps já pesquisados pelo usuário.

Na prática, o novo espaço será usado para apresentar uma lista de aplicativos que podem ser atraentes para o cliente, como forma de sugestão ou para que ele descubra um app. Além disso, haverá também um lugar para que as campanhas dos anunciantes sejam veiculadas.

Apesar de as recomendações aparecerem como sugestões baseadas nas métricas da Apple sobre o usuário, os clientes podem decidir se desejam ou não que esses anúncios sejam direcionados a eles, basta ajustar as preferências nas configurações de privacidade da App Store.

Política anti-rastreamento

A Apple se posicionou contra o uso dos dados para a segmentação de anúncios, que são coletados sem a devida autorização do usuário, o que compromete a privacidade de seus clientes. A medida visa dar autonomia para os usuários escolherem se desejam dividir seus dados ou não, já que agora será obrigatório que os desenvolvedores de apps peçam permissão para rastrear as atividades das pessoas fora do apicativo.

A política anti-rastreamento de dados da Apple afeta seriamente os negócios do Facebook, já que a rede social não poderá mais rastrear os usuários que possuem aparelhos iOS. Sendo assim, os lucros da empresa devem cair pela diminuição dos dados usados na publicidade direcionada.

A novidade gerou polêmica entre as duas empresas, e o Facebook se posicionou contra a função que inibe o rastreamento dos indivíduos. A alegação foi de que isso seria prejudicial aos pequenos negócios, que dependem das informações para personalizar e direcionar melhor seus anúncios.

Leave a Reply