Skip to main content

Anteriormente, a Epic Games entrou com ação judicial contra a Apple no tribunal britânico, após o conflito relacionado às taxas cobradas pela empresa de eletrônicos. Visto que, as taxas entre 30% sob as compras de moedas no Fortnite, estavam diminuindo os lucros com da desenvolvedora.

Nesse sentido, na última quinta-feira (4), o órgão regulador de concorrência da Grã-Bretanha abriu uma investigação sobre a Apple. Dentre os motivos que levaram a essa ação, estão as reclamações de que os termos da Apple para desenvolvedores de aplicativos prejudicam a concorrência.

Ou seja, a investigação vai considerar se a Apple monopoliza a distribuição de aplicativos em seus dispositivos no Reino Unido. Afirmou a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA).

Lembrando que, durante o imbróglio sob as taxas dos aplicativos, a Epic Games criou seu próprio sistema de pagamento dentro do app, a fim de, contornar as taxas da Apple. Dessa forma, após a desenvolvedora evitar as taxas, o game Fortnite foi retirado da App Store.

Logo após o comunicado das autoridades britânicas, a Apple também se pronunciou:

“A App Store tem sido um motor de sucesso para desenvolvedores de aplicativos, em parte por causa dos padrões rigorosos que temos em vigor — aplicados de forma justa e igual a todos os desenvolvedores — para proteger os clientes de malware e para evitar a coleta desenfreada de dados sem o seu consentimento,” disse a Apple em um comunicado. 

Investigações contra a Apple no passado

Sendo que, no ano passado, a Comissão Europeia também abriu uma investigação sobre a gigante dos eletrônicos para avaliar a taxa de comissão da App Store.

Do mesmo modo, a empresa também está sendo investigada por motivos parecidos pelas autoridades holandesas. Sendo que, segundo a Reuters, os holandeses estão próximos de uma decisão.

Leave a Reply