Resenha Digital Clube apresenta head de novos negócios
O Resenha Digital, media tech voltada à conexão entre marcas e fãs do esporte no Brasil, anunciou a contratação de Fernando Chabariberi como head de novos negócios...
O YouTube Brasil divulgou na última quarta-feira (21) dados inéditos que mostram o crescimento do consumo de conteúdo de futebol na plataforma, especialmente nas TVs conectadas (CTVs). Em volume de…
Adnews
22.05.2025
O YouTube Brasil divulgou na última quarta-feira (21) dados inéditos que mostram o crescimento do consumo de conteúdo de futebol na plataforma, especialmente nas TVs conectadas (CTVs). Em volume de visualizações, em qualquer dispositivo, o incremento nos conteúdos sobre o esporte foi de 20% na comparação entre 2023 e 2024. Já o tempo de exibição de futebol na TV cresceu mais de 35% no mesmo período. Esse aumento posiciona as TVs conectadas como importante dispositivo para assistir futebol no YouTube, respondendo por 45% de todo o tempo de visualização do esporte na plataforma.
O futebol nas mídias online está cada vez mais presente no cotidiano do brasileiro. Segundo os novos dados, mais de 2 bilhões de horas de conteúdo de futebol foram consumidas no Brasil no último ano na plataforma. “A consolidação desse comportamento do consumidor é reflexo da flexibilidade e da acessibilidade que a plataforma oferece, com forte presença do conteúdo ao vivo, mas também dos reacts, melhores momentos, mesas redondas e outros tipos de produções sob demanda”, explica Gustavo Souza, Diretor de Produtos e Soluções Publicitárias do Google.
A título de exemplo, mais de 65% das horas assistidas na CazéTV durante o Paulistão foram em TVs conectadas.
A plataforma vem se destacando por estar renovando a audiência do futebol no Brasil. Mais de 75% do tempo assistido em partidas ao vivo do Paulistão foram por usuários entre 18 e 44 anos. Esses dados confirmam que o YouTube está capturando e fidelizando uma geração mais jovem e conectada, essencial para a longevidade e relevância do futebol.
O padrão de consumo de futebol passou por transformações significativas nos últimos anos. As pesquisas por “Onde Assistir” aumentaram em 400% no período recente. A diversificação dos detentores de direitos de transmissão no futebol brasileiro ampliou as opções de exibição, transformando o modelo anteriormente concentrado no “Prime Time” para um formato “Always On”.
“Se o tradicional horário das 16h aos domingos moldava a rotina familiar, agora o almoço pode se estender sem pressa. Talvez tenha impacto no varejo, no fluxo do shopping? Certamente, os bares, aos domingos, ganharam uma nova janela de torcedores”, exemplifica Gabriela Arthur, Líder de Insights Estratégicos do Google.
Os dados do Paulistão no YouTube demonstram essa alteração comportamental. A partida de abertura do São Paulo em 2025 registrou 1,4 milhão de usuários no momento de maior audiência, representando um aumento de 436% em comparação a 2022. A decisão do Paulistão apresentou crescimento de 200%, passando de 2 milhões para 6 milhões de usuários únicos na CazéTV.
Fonte: Dados Internos do YouTube, 2024.
Visualizações de conteúdo de futebol no YouTube cresceram mais de 20% ano a ano no Brasil (Brasil 2024 vs. 2023).
Mais de 2 bilhões de horas de conteúdo de futebol foram consumidos no YouTube no Brasil em 2024.
O tempo de exibição de futebol no YouTube na CTV cresceu mais de 35% ano a ano (Brasil 2024 vs. 2023).
45% de todo o tempo de exibição de futebol no Brasil vêm da TV conectada (Brasil 2024).
Fonte: Dados Internos do YouTube, Abril, 2025.
Mais de 40 milhões de espectadores únicos.
Mais de 350 milhões de visualizações.
Mais de 140 milhões de horas assistidas.
A final do Paulistão entre Corinthians e Palmeiras alcançou mais de 6 milhões de visualizações simultâneas no Brasil, sendo a terceira maior audiência simultânea da CazéTV até março de 2025.
Mais de 75% do tempo assistido em partidas ao vivo do Paulistão foram por usuários entre 18 e 44 anos.
Mais de 65% das horas assistidas na CazéTV durante o Paulistão foram em TVs conectadas.
O Resenha Digital, media tech voltada à conexão entre marcas e fãs do esporte no Brasil, anunciou a contratação de Fernando Chabariberi como head de novos negócios...
O SBT anunciou a saída de Leon Abravanel da Superintendência de Criação e Produção de Conteúdo...
A Spark foi escolhida para comandar a estratégia, execução e gestão das iniciativas de marketing de influência das marcas Raia e Drogasil...
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.