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A Huawei decidiu se reinventar e com o lançamento de sua nova linha nova, a marca também entendeu que precisava de uma nova forma de se comunicar com o seu público-alvo. Para isso, surgiu a Hu, a nova embaixadora da linha e a nova figura da marca. Em um tom jovial e completamente descolada a nova embaixadora chega para ficar para os próximos projetos da Huawei. 

 

Conversamos com a Arina Tian, CMO da Huawei Brasil, para entender melhor como foi esse processo da marca. Confira a entrevista: 

ADNEWS – De onde surgiu a ideia de criar a Hu? Como criaram suas características despojadas?
Arina Tian: A Hu foi desenvolvida para ser o rosto do HUAWEI nova 5T, mais recente lançamento da Huawei, que inaugura a chegada da Série de smartphones nova ao mercado brasileiro. O objetivo foi criar uma personagem personalizada para esta linha de produtos, que pudesse ilustrar a personalidade, o estilo próprio e os sentimentos trazidos pela nova. Assim, criamos uma experiência de marketing diferente para o público-alvo do produto, que são jovens, apaixonados por moda e tecnologia de ponta.

As características da Hu são inspiradas no seu público, que não se limita às normas impostas e permanece fiel a si mesmo. A mensagem é: “Seja esperto, seja ousado”.  Por isso, o HUAWEI nova 5T integra design elegante e futurista, com aparência holográfica. Já a experiência fotográfica ajuda a marcar um estilo autêntico, proporcionado pela tecnologia de Inteligência Artificial. Por fim, o 5T oferece alta performance, rapidez e precisão para jogos mobile.

Assim, acreditamos que a Hu permite traduzirmos o core do produto em um sentimento pelo produto.

 

AD – Vocês viam uma necessidade de se comunicar ainda mais com o público?
Tian: A Huawei entende que tecnologia nem sempre é um tema de fácil entendimento, principalmente quando falamos de inovação. Além disso, em nossa experiência no Brasil, observamos que os clientes valorizam muito as compras olho no olho, para poder testar o produto e tirar dúvidas com os nossos especialistas. Para oferecer uma experiência de compra on-line semelhante, surgiu a ideia do Huawei Experts, uma ação em nossos canais digitais que visa melhorar a jornada de compras on-line dos clientes por meio de vídeos e Lives semanais desenvolvidos com exclusividade. Ao acompanhar tutoriais, dicas e análises de produtos, além de tirar dúvidas ao vivo, os clientes podem ter uma experiência semelhante à do varejo físico.

 

AD – No planejamento da Huawei, quais serão as funções da Hu daqui pra frente?Tian: Hu é a embaixadora do HUAWEI nova 5T. A ideia é manter a comunicação sobre o produto utilizando o rosto da personagem, trazendo mais conteúdo interativo, engajamento e conversas diretas com nosso público-alvo.

Além disso, a Hu tem o papel de influenciadora digital da Série nova, o que significa que ela também trará opiniões e muitas dicas sobre o smartphone. Nosso foco não é apenas em compartilhar os recursos dos produtos, mas também em ensinar como usar os dispositivos corretamente, estimulando conexões significativas.

Como influenciadora, a Hu também pode testar e opinar sobre outros dispositivos da Huawei, como nossos wearables ou acessórios, por exemplo. E, como embaixadora, a ideia é manter Hu em nossa comunicação, trazendo um ar mais jovem e fresco à nossa marca – e, é claro, sempre conectada à imaginação.

 

AD – O público-alvo de vocês, com certeza, é o público mais jovem, mas a Huawei pensa em engatilhar essa estratégia de comunicação com todos os públicos?
Tian: A Huawei possui um portfólio de produtos que visa atender os mais diferentes públicos, de todas as idades e diferentes perfis. Nosso portfólio inclui, além dos smartphones, os wearables (que são acessórios vestíveis, como relógios e pulseiras inteligentes), além de tablets, notebooks, roteadores Wi-Fi e outros. Sempre procuramos ouvir nossos consumidores sobre seus desejos e consideramos isso para trazermos novos produtos ao mercado, desenvolvendo estratégias personalizadas de comunicação e marketing para cada um deles.

Por exemplo, já lançamos séries de smartphones de referência: a Mate está voltada para aqueles que buscam o melhor desempenho, por isso, trazem o chipset inovador mais recente, enquanto a série P está voltada para aqueles que amam fotografia, vídeo e são aficionados por moda; a Série nova tem como público-alvo os jovens estilosos. A Huawei trouxe as séries P30 Pro e P30 Lite no ano passado. E em 2020, apresentamos a Série nova no Brasil.

Continuamos estudando o mercado para entender a aceitação do público por outras categorias de produtos.

No caso do HUAWEI nova 5T, as estratégias de marketing e comunicação foram projetadas para o público jovem devido às características do produto: conjunto de cinco câmeras com Inteligência Artificial e performance fluida para jogos mobile – tudo suportado por uma bateria de longa duração. Ou seja, um dispositivo alinhado às necessidades dos jovens que estão sempre conectados e precisam de um smartphone com alto desempenho.

 

AD – Como foi realizar todo esse processo ao lado da agência SunsetDDB?
Tian: A Hu foi criada com base nos recursos de hardware, software e design do HUAWEI nova 5T. A partir daí, junto com a SunsetDDB, desenvolvemos seus interesses e personalidade.

Primeiro, definimos que a Hu é uma personagem, jovem e carismática. A Hu é colorida, divertida e adora sentir que faz parte de um jogo. Além disso, ela está sempre próxima do usuário, seja para apresentar novas tendências, estimulá-lo a testar novos produtos e também desafiá-lo a experimentar novos hábitos. A Hu é uma influenciadora por natureza e está sempre muito conectada a todas as tecnologias e mídias sociais.

Com esse conjunto de personas, definimos como seria seu visual, que já pode ser visto em nossas redes sociais: uma personagem jovem, sempre em busca das últimas tendências e muito estilosa. Para dar vida à ideia, a equipe de criação do SunsetDDB encontrou o ilustrador e designer renomado brasileiro Leo Natsume. Seu estilo de desenho e ilustrações é exatamente o que procuramos para a Hu, por isso, foi uma combinação perfeita para criar este novo rosto para a Série nova.

Desta forma, nós criamos a Hu: explorando os principais recursos do HUAWEI nova 5T em um personagem totalmente novo com uma personalidade única, conversando diretamente com o público-alvo e criando um influenciador digital exclusivo – e personalizável.

 

AD – O que podemos esperar da Huawei neste próximo semestre?
Tian: A Huawei dedica a máxima atenção a todos os detalhes de sua operação. Sempre procuramos ouvir os consumidores sobre suas necessidades e consideramos isso para lançar novos produtos. De 2019 para cá, lançamos no Brasil smartwatches e fones de ouvido com cancelamento de ruído, porque vimos que os brasileiros são grandes fãs de esportes e música.

Também investimos mais de US$ 1 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento, com foco em um ecossistema completo de dispositivos que permite que a vida das pessoas seja cada vez mais simples e conectada.

Agora, estamos expandindo nosso portfólio no Brasil e trazendo mais produtos diferentes, a exemplo do HUAWEI nova 5T. Em 2020, também devemos expandir as vendas de wearables e fones de ouvido sem fio, roteadores Wi-Fi e muito mais gadgets digitais.

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