Skip to main content

Responsáveis por buscar novos canais e modelos de venda e atendimento, os profissionais de marketing viram a alta demanda do último ano refletida na remuneração: 40% dos cargos tiveram aumento acima da inflação, enquanto 50% registraram uma remuneração estável. É o que mostra pesquisa recente realizada pelo PageGroup, líder global em recrutamento executivo.

De acordo com o Estudo de Remuneração PageGroup 2022, trabalhadores de outros segmentos, como saúde, imobiliário, logística e TI, viram um salto em seus rendimentos justamente em um período na qual boa parte dos assalariados amargaram perdas salariais.

O levantamento revela ganho real salarial em 55% dos cargos avaliados em relação ao mesmo estudo do ano passado. Os casos de reposição salarial ou manutenção representaram 41% dos cargos enquanto aqueles que registraram queda somaram 4% das posições. Dos 719 cargos analisados, os que se destacaram no setor de Marketing entre os maiores acréscimos na remuneração foram analista e gerente de performance (15%), gerente de transformação digital (10%) e User Experience (10%).

“O confinamento imediato, o trabalho remoto e a atenção permanente com o novo coronavírus impulsionaram novas demandas, impactando diretamente profissionais ligados à saúde, logística e tecnologia. Notamos nesse período uma alta demanda por trabalhadores desses segmentos e isto acabou gerando uma disputa por talentos, refletindo na remuneração”, explica Gil van Delft, presidente do PageGroup no Brasil.

Para elaborar o estudo, o PageGroup consultou no ano passado 6 mil profissionais de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão (Page Personnel) até alta e média gerência (Michael Page). A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.

A partir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 719 cargos em 15 setores (Engenharia & Manufatura, Logística, Varejo, Vendas, Marketing & Digital, Agro, Tecnologia da Informação, Jurídico, Saúde & Life Science, Financeiro & Tributário, Seguros, Bancos e Serviços Financeiros, Recursos Humanos, Imobiliário e Construção e Secretarial & Business Support). Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (júnior, pleno, sênior ou coordenador) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).

8 de 15 setores possuem remunerações em alta 

A maior parte dos setores pesquisados apresentaram mais cargos com alta na média salarial quando comparado com o levantamento anterior, segundo o Estudo de Remuneração PageGroup 2022. Estão nesta lista os segmentos bancário, saúde, imobiliário, recursos humanos, secretariado, seguros, logística e tecnologia. Já os setores que se destacaram pela estabilidade salarial foram: engenharia, agro, finanças, jurídico, marketing & digital, varejo e vendas.  

Também foi feita a análise dos cargos por setor para entender o percentual de profissões contempladas pela remuneração em alta ou estável:

Em alta

Seguros – 100%
Logística – 85%
Bancário – 80%
RH – 74%
Imobiliário – 73%
Saúde – 70%
Secretarial – 68%
TI – 60%

Estável

Engenharia e Jurídico – 87%
Varejo – 86%
Agro – 60%
Vendas – 52%
Marketing & Digital – 50%
Finanças – 48%

Marketing & Digital

Devido aos dois últimos anos de pandemia, as operações de Digital foram aceleradas por conta da intensificação do comportamento de consumo nos ambientes online e da abertura ou aperfeiçoamento dos e-commerces das empresas. O comércio digital representava menos dentro do negócio e agora recebe uma atenção maior.

A omnicanalidade, baseada na experiência do consumidor em todos os pontos de atendimento e canais físicos e virtuais da empresa, coloca o cliente no centro da jornada de consumo para melhor atendê-lo.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Leave a Reply