Skip to main content

A Microsoft tem trabalhado para tornar o login sem senha para contas do Windows e da Microsoft uma realidade há anos, e hoje esses esforços dão frutos: o The Verge relata que, a partir de hoje, os usuários podem remover completamente suas senhas de suas contas da Microsoft e optar por confiar no Microsoft Authenticator ou em alguma outra forma de verificação para entrar em novos dispositivos. A Microsoft adicionou suporte de login sem senha para contas corporativas e escolares em março, mas esta é a primeira vez que o recurso é oferecido para contas individuais regulares e antigas da Microsoft.

As contas sem senha melhoram a segurança eliminando totalmente as senhas da equação, tornando impossível obter qualquer tipo de acesso às informações completas da sua conta sem acessar o que quer que você use para verificar sua identidade para autenticação de dois fatores. Mesmo que você proteja sua conta da Microsoft com autenticação de dois fatores, um invasor que conheça a senha da sua conta da Microsoft ainda poderá tentar essa senha em outros sites para ver se você a reutilizou em algum lugar. E algumas formas de autenticação de dois fatores, particularmente 2FA baseada em SMS, têm seus próprios problemas de segurança.

A Microsoft oferece autenticação sem senha para Windows 10 e contas da Microsoft há algum tempo e, se você já está aproveitando esses recursos, nada sobre como você entra em seus dispositivos precisa mudar. Você só precisa visitar o site da Conta da Microsoft, ir para a guia Segurança, selecionar “Opções de segurança avançadas” e ativar o recurso de conta sem senha para remover sua senha completamente.

Se você quiser ficar totalmente sem senha, a maneira mais fácil e segura para a maioria das pessoas é usar o aplicativo Microsoft Authenticator no telefone; se você já o instalou, tudo o que você precisa fazer para confirmar a remoção da senha da sua conta é abrir o aplicativo e aprovar a alteração. Outros aplicativos de autenticador como Authy ou Google Authenticator não funcionam com o formato de código QR que a Microsoft usa para habilitar contas sem senha. Você também pode usar um token de segurança física como um Yubikey ou um PC com suporte do Windows Hello para fazer login.

Leave a Reply