Skip to main content

O sindicato dos atores revelou que o novo acordo com estúdios garante melhorias salariais e regulamentação no uso de IA.

Passem óleo nas engrenagens e abasteçam os tanques, pois a máquina de Hollywood está prestes a voltar a todo vapor. O SAG-AFTRA, sindicato dos atores dos Estados Unidos, anunciou o fim da greve após meia noite de hoje (9), no horário da Costa Oeste estadunidense. Após 118 dias em greve, os atores finalmente podem voltar aos trabalhos ao lado dos roteiristas, que também estiveram em greve do dia 2 de maio a 27 de setembro.

O novo acordo com a AMPTP, aliança dos produtores composta por nomes como Bob Iger, da Disney, e David Zaslav, da Warner Bros. Discovery, abordou uma série de medidas que estabelecem melhorias salariais, regulamentação quanto ao uso de inteligência artificial, participação nos lucros das produções para streaming e aumento substancial das pensões e dos planos de saúde. Os maiores detalhes sobre o acordo serão revelados após a revisão pelo Conselho Nacional do SAG-AFTRA.

Em nota emitida nas redes sociais do sindicato, eles agradeceram pelo suporte fornecido pelo WGA, a Guilda dos Escritores da América, chamando-os de “irmãos de união”.

O fim da greve também foi comemorado por Liz Shuler, presidente do sindicato, em sua conta oficial do Twitter (X). Confira a publicação dela a seguir:

 

“Os trabalhadores enfrentaram os executivos de Hollywood e mantiveram sua posição para chegar a esse acordo. Os atores e artistas da @sagaftra mostraram ao mundo o verdadeiro poder da ação coletiva. QUALQUER COISA é possível quando nos organizamos”, comentou a presidente.

 

Produções afetadas

A greve de quatro meses causou um impacto significativo na economia americana, estimado em mais de 1 bilhão de dólares. Isso se deve por conta da paralisação de filmes e séries que estavam em produção, assim como a proibição, por parte do sindicato, dos atores de promoverem seus filmes que estavam próximos do lançamento. Mas como para toda regra, há uma exceção, alguns estúdios de pequeno e médio porte, como a A24 e a Lionsgate, foram autorizados a divulgarem seus filmes durante a greve. A exemplo disso, o filme da Lionsgate “Jogos Vorazes A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” foi liberado para ser promovido na presença do elenco.

Entretanto, a situação não foi das melhores para os de grandes estúdios, como a Disney, Universal e Paramount. Vários projetos importantes foram paralisados, incluindo os altamente antecipados “Deadpool 3”, “Gladiador 2”, “Venom 3”, “Homem-Aranha: Além do Aranhaverso”, “Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 2”, “Daredevil Born Again” e “Os Fantasmas se Divertem 2”. Outros filmes que estavam em fase de pré-produção também sofreram adiamentos, como a sequência de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”.

Entre essas produções, vale destacar “Daredevil Born Again” e “Missão Impossível”.

  • Daredevil Born Again: A série da Marvel para a Disney+ focada no super-herói Demolidor estava no início de suas filmagens quando a greve começou, mas pôde seguir para a fase de montagem e edição. Entretanto, algo surpreendeu os fãs. A Marvel demitiu os roteiristas e diretores para reformular a série por conta da insatisfação do presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, que expressou preocupações acerca do ritmo do programa. Após a reavaliação, a série contará com showrunner e executivos para séries televisivas, algo que não foi feito desde o início das produções seriadas da Marvel Studios para a Disney+, com início em WandaVision, de 2021.
  • Missão Impossível: A greve afetou as duas partes de “Missão Impossível – Acerto de Contas”. A primeira parte, que foi lançada nos cinemas no dia 13 de julho, não contou com a divulgação do elenco principal devido à greve. O próprio astro do do longa-metragem pediu ao sindicato, em caráter de exceção, para que pudesse fazer a divulgação, contudo o pedido foi negado. Já a segunda parte, que teve as filmagens paralisadas, foi adiada em quase um ano, passando de 28 de junho de 2024 para 23 de maio de 2025.

 

Produções não afetadas

Por mais surpreendente que pareça, algumas produções altamente aguardadas, como o primeiro filme do novo universo cinematográfico da DC, “Superman: Legacy”, e “The Batman Part II”, sequência do filme de 2022, não foram afetadas pela greve dos atores, já que, durante o período, ambos estavam em fase de pré-produção, permanecendo com suas datas de lançamento marcadas para 11 de julho e 3 de outubro de 2025, respectivamente. Isso se deve ao fato de que as filmagens desses filmes estavam programadas somente para o primeiro semestre de 2024, caso a greve dos atores fosse encerrada ainda este ano (o que, para a nossa felicidade, aconteceu).

Em gesto comemorativo, o diretor e roteirista do próximo filme do Homem de Aço e de sucessos como Guardiões da Galáxia, James Gunn, compartilhou em sua conta oficial do Threads um emoji de agradecimento pelo fim da greve. Confira abaixo:

 

Post by @jamesgunn
View on Threads

 

O futuro de Hollywood 

Mesmo com as boas notícias para os amantes de cinema (como eu sou), vale lembrar que o acordo entre o SAG-AFTRA e a AMPTP tem prazo de três anos, com a necessidade de renovação após o período. Pode-se esperar que novas regulamentações quanto ao uso da IA sejam requisitadas pelos atores e roteiristas da WGA, tendo em vista que ela continua a preocupar esses profissionais, especialmente no que se refere à desvalorização do trabalho humano. Mesmo assim, a IA segue sendo uma ferramenta atraente para os estúdios por se tratar de uma maneira fácil e barata de ter a presença desses profissionais, que por vezes possuem conflito de agenda. Para nós espectadores, resta aguardar as atualizações do SAG-AFTRA, do WGA e da AMPTP sobre o como a IA será incorporada nas futuras produções hollywoodianas.

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????