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Com a intenção de sublinhar o seu compromisso antirracista e de valorização da ancestralidade afro-brasileira, dentro e fora da companhia, a Avon participa pelo terceiro ano da Noite da Beleza Negra, promovida pelo Bloco Afro Ilê Aiyê, como patrocinadora master oficial do tradicional evento. A festa chega à sua 42ª edição no próximo sábado (28), na sede do grupo cultural, na Senzala do Barro Preto, com o concurso Deusa do Ébano, que elegerá a representante da beleza da mulher negra do bloco afro para o desfile do Carnaval 2023  e participações ativas dos shows do Ilê.  

Neste ano, o concurso traz como tema central “O Tempo”, o Iroko – árvore a qual todos devem obediência. E se estamos falando em saberes, autoridade e aprendizados, para a Avon, o tempo nesse contexto é a ancestralidade que se transmite por meio do conhecimento e da valorização da beleza acessível e que vai além dos estereótipos. 

A marca se faz presente nessa dinâmica de tradições e legados compartilhados por gerações, compondo a trajetória de milhares de meninas e mulheres, principalmente negras. Isso se dá desde o momento em que elas se olham no espelho e se sentem belas ao fazer as primeiras escolhas de cores e técnicas para enaltecer seus traços, até quando enxergam na venda por relacionamento uma oportunidade de empreendedorismo e empoderamento femininos para alcançarem a independência.   

Durante a cerimônia, que terá diversas apresentações artísticas no segmento de dança e música, a marca apresentará o vídeo-manifesto “Tempo é legado”, criado pela agência Wunderman Thompson, que corre a espiral da herança deixada pelo tempo, unindo passado e presente por meio de duas mulheres pretas: a primeira Deusa do Ébano eleita, Mirinha Cruz, em 1976, e a deusa atual, Gleicielle Teixeira, coroada em fevereiro de 2020, e que cumpre seu terceiro reinado em caráter inédito devido à Covid-19.  

A diretora de Comunicação da Avon Brasil, Viviane Pepe, afirma:

“A Noite da Beleza Negra representa mais que um concurso. É um amplo movimento de valorização étnica e estética afro-brasileira, incluindo aí a educação e a cultura ancestral do povo negro. Para a Avon, que entende que beleza envolve autoestima, representatividade e dignidade, estar presente na escolha da Deusa do Ébano do Ilê Aiyê reafirma o compromisso da marca com a diversidade e a inclusão. Estivemos no evento nas suas três últimas edições e damos continuidade a essa parceria, neste momento que marca a retomada do concurso, reafirmando seu apreço e ode à potência da negritude.”

Como patrocinadora da 42ª Noite da Beleza Negra, a Avon exaltará a #ExcelênciaPreta, movimento ancorado na descoberta e valorização da maestria da negritude em suas mais diversas habilidades. A beleza será assinada por Tássio Santos, do Herdeira da Beleza e sequipe utilizará o vasto portfólio de produtos Avon voltados para a pele negra, com destaque para os batons da linha Ultra Color. Para ele, é muito genial uma marca de maquiagem apoiar um concurso tão tradicional como este. “Diferentemente de outros lugares, o Ilê Aiyê valoriza um padrão de beleza que não passa necessariamente pelo físico. A Deusa do Ébano precisa ter um nível de consciência sobre o papel da mulher negra, saber dançar, encantar em outros sentidos. Isso aguça nossa mente. Ainda bem que Avon reconhece esses outros padrões de beleza, isso é diversidade”. Além disso, as 15 representantes da ultrabeleza negra da Bahia serão presenteadas com a famosa maleta da marca repleta de itens de maquiagem.

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