Skip to main content
Eliane Munhoz

Eliane Munhoz, criadora do Blog de Hollywood, trabalhou em estúdios produtores de conteúdo como Sony, Paramount e Warner. Além do Blog, onde você fica sabendo tudo sobre os últimos lançamentos do cinema, séries de TV e streaming, premiações e red carpets, possui um quadro sobre o assunto na Manhã do Ronnie na Rede TV, e apresenta o Markket Cine no Canal Markket.

O Belas Artes a la Carte tem promovido diversos festivais especiais com o objetivo de divulgar filmes cult. Isso inclui o cinema de países cujas produções dificilmente acabam chegando no país. O próximo a estrear é Volta ao Mundo: Suíça. Realizada em parceria com a Swiss Film Foundation. O festival vai acontecer entre os dias 6 e 19 de maio e reunirá filmes raros e inéditos nos cinemas brasileiros, entre eles dois longas do aclamado diretor Alain Tanner. Veja a lista:

Belas Artes à La Carte exibe filmes suíços na mostra 'Volta ao Mundo'

Desejo de Voar/Mare é o terceiro longa da diretora Andrea Staka. Foi vencedor de dois prêmios no Sarajevo Filme Festival, entre eles o de Melhor Atriz para a croata Marija Skaricic.

Sinopse – Mare nunca voou, embora more bem ao lado do aeroporto com o marido e os três filhos adolescentes. Ela ama sua família, cuida deles, mas às vezes quase se sente uma estranha em sua própria casa. Quem são essas pessoas com quem ela mora? Mare se vê olhando para os aviões acima, ansiando pela mudança e pelo desconhecido. Quando um dia um homem mais jovem se muda para a casa ao lado, ela põe sua vida à prova.

– A comédia O Caminho para Moscou/Moskau Einfach! levou o prêmio de Melhor Atriz para a austríaca Miriam Stein, no Swiss Film Prize. Seu diretor, Micha Lewinsky, já teve diversos filmes na seleção de alguns dos mais importantes festivais do mundo, inclusive na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que exibiu o seu Der Freund (2008) concorrendo ao Prêmio do Júri Internacional.

Em 1989, a Suíça ficou chocada com um escândalo: mais de 900.000 pessoas foram monitoradas por suas convicções políticas. O zeloso policial Viktor Schuler é enviado ao Schauspielhaus de Zurique para observar a cena teatral de esquerda. Mas logo ele se apaixona pela atriz Odile, a quem ele deveria monitorar. Não há como voltar atrás: ele deve escolher entre sua missão e seu coração.

Espacate/Spagat, primeiro longa de Christian Johannes Koch, fez parte da seleção oficial do Festival de Sofia. Lá ganhou o prêmio de Melhor Filme, e também de San Sebastián, Zurique e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Sinopse: Inverno na Suíça rural. Marina, uma professora de quarenta e poucos anos, leva uma vida tranquila com o marido e a filha. Mas as aparências enganam: ela está tendo um caso secreto com Artem, o pai de uma de suas alunas, Ulyana. Embora Artem e sua filha vivam na Suíça há anos, nenhum dos dois tem autorização de residência. Quando Ulyana é pega roubando, isso expõe seu jogo de esconde-esconde e ameaça a existência de todos os envolvidos.

Love me Tender, segundo longa ficcional de Klaudia Reynicke, concorreu ao Leopardo de Ouro de Melhor Filme no Festival de Locarno.

Sinopse: Seconda, de 32 anos, está pronta para qualquer coisa para ganhar sua liberdade. Sofrendo de agorafobia, ela é incapaz de sair de casa, mas quando finalmente consegue, ela deve enfrentar novos desafios que empurram seus limites ainda mais longe. Esta anti-heroína assertiva e dura fará isso à sua maneira.

– Com locações no estado americano do Arizona, Deserto/My Little One traz entre os protagonistas Mathieu Demy, que é filho dos cineastas Agnès Varda e Jacques Demy, e Anna Mouglalis, a mesma atriz de O Ciúme (2013).

Sinopse: Atendendo a um apelo urgente de Jade, com quem compartilharam um vínculo apaixonado, dois homens, Alex e Bernardo, vão a um encontro inesperado em Navajo Nation, no deserto do Arizona. Lá eles são apresentados à dura realidade da vida de Jade através de Frida, a filha dela de 10 anos, uma menina precoce e de espírito livre. As opiniões deles sobre a vida, o amor e até a morte estão prestes a mudar para sempre.

Sturm tem no elenco a jovem e talentosa alemã Jella Haase, atriz principal da mais recente versão de Berlin Alexanderplatz (2020), lançado este ano nos cinemas brasileiros.

Sinopse: Barbara Hug é uma jovem advogada radical que lutou contra o antiquado sistema prisional da Suíça na década de 1980. Walter Stürm é um oportunista charmoso. Provocando a sociedade com seus furtos ultrajantes e habilidoso com a mídia, ele está frequentemente preso e escapando da prisão, ficando conhecido como o “Rei do Jailbreak”. Quando Barbara e Walter se encontram, uma aliança improvável é formada.

–O consagrado diretor Alain Tanner marca presença com dois filmes raros, O Último a Rir/Charles mort ou Vif, seu primeiro longa ficcional, vencedor do Leopardo de Ouro de Melhor Filme no Festival de Locarno, e Na Cidade Branca/Dans La Ville Blanche (1983). Este concorreu ao Urso de Prata de Melhor Direção no Festival de Berlim e é protagonizado por Bruno Ganz, um dos anjos de Asas do Desejo (1987)

Sinopse O Último a Rir – Na véspera do centésimo aniversário de uma empresa relojoeira de Genebra, Charles Dé, neto do fundador e um brilhante homem de negócios, foge de casa. Os seus únicos cúmplices são a filha e um casal que encontrou por acaso. O resto da família contrata um detetive privado para o encontrar.

Sinopse Na Cidade Branca – Paul, um engenheiro em um navio cargueiro, desembarca em Lisboa sem uma razão especial. Sua estadia em um quarto de hotel é como um parêntesis em sua vida, um interlúdio, durante o qual experimenta um grande vazio existencial. Ele vagueia pela cidade por dias a fio, filmando com sua câmera Super-8 e enviando as imagens para sua esposa na Suíça, acompanhadas de cartas que contam suas longas horas de meditação. Porém, em seus passeios, encontra Rosa, por quem se apaixona.

Eliane Munhoz

Para saber mais sobre cinema, acesse blogdehollywood.com.br

Leave a Reply