Skip to main content

Filme publicitário recria momentos que ressaltam a importância da parceria para o clube.

‘Fizemos História’ – Esse é o conceito da nova campanha da Betano em homenagem ao Fluminense, que celebra as conquistas e a parceria no período mais vitorioso do Tricolor. Apresentada no dia 2 de abril, a comunicação criada pela Wieden+Kennedy SP celebra a trajetória do clube entre 2021 a 2024, período em que a marca estampou a camisa do time como patrocinadora master.

O filme retrata momentos históricos embalados pela canção “Tá Escrito”, composição de Xande de Pilares, Carlinhos Madureira e Gilson Bernini, na voz de um dos torcedores mais ilustres do Tricolor: Cartola. Feita com apoio de ferramentas de Inteligência Artificial, a narração homenageia não apenas o clube, mas também todos os torcedores representados pelo sambista ícone da música brasileira.

Confira o vídeo abaixo:

 

Com a Betano como sua patrocinadora oficial, o Fluminense levou dois títulos do Campeonato Carioca, a Libertadores da América e a Recopa. A canção “Tá Escrito” foi escolhida por ter se tornado a grande música dos torcedores na inédita conquista da Libertadores da América em 2023.

A campanha, que segue a linha editorial dinâmica e moderna, tem estratégia 360 que contempla TV aberta, mídia exterior, social e digital.

“Nos últimos anos, Betano e Fluminense viveram uma parceria histórica dentro de campo. E para marcar esse momento, convocamos o Cartola, uma das vozes mais icônicas da história tricolor. Tendo como referência uma canção que se tornou símbolo para a torcida, recriamos um momento único em que um dos torcedores mais célebres do tricolor também pode entoar essa música e eternizar esse momento de glória”, destaca Rodrigo Jatene, CCO da Wieden+Kennedy América Latina.

A Betano destaca que a campanha é a forma da empresa de eternizar a parceria com o Fluminense. Segundo ela, tudo foi cuidadosamente pensado para homenagear o clube e celebrar a trajetória do Flu e a parceria da Betano ao longo de anos. O projeto retrata momentos históricos que prometem emocionar o público e os apaixonados pelo time carioca, contando com a música “Tá Escrito”, cuja letra reflete essa parceria.

“Nós agradecemos à Betano pela parceria nesses quase quatro anos e desejamos sorte em sua trajetória. O Fluminense vai estar sempre de portas abertas para a empresa, que participou desse período de grandes conquistas”, declara Mário Bittencourt, Presidente do Fluminense.

 

Tecnologia e história

A ideia de ter a voz marcante de Cartola para a homenagem ao clube foi desenvolvida em parceria com o estúdio Comando S Áudio e as produtoras de filme Joint e LUKTHIS Studio. Com ajuda de um software de Inteligência Artificial, foram analisadas e selecionadas horas de entrevistas e centenas de músicas do sambista. A iniciativa foi idealizada com apoio e autorização da família do artista para os seus direitos autorais.

A partida de estreia do Fluminense na luta pelo bi-campeonato na Libertadores será o palco da despedida oficial da parceria. Para eternizar a trajetória com a Betano, o time terá mais um grande momento para finalizar esse capítulo: uma camisa comemorativa que servirá como lembrança dessa história.

 

Ficha Técnica

Agência: Wieden+Kennedy São Paulo
Título: Tá Escrito
Chief Creative Officer: Rodrigo Jatene
Group Creative Directors: Rogo Castro e Eddy Guimarães
Diretor de Criação Associado: André Savastano
Redator: Junior Silveira
Diretor de Arte: Guilherme Sill e João Jazra
Hub Leader: Sérgio Silveira
Atendimento: Juliana Macedo
Planejamento: André Troster, Gustavo Dornelles, Lucas Nunes
Content: José Diniz, Rafael Venturelli
Mídia: Guilherme Cavalcante, Maira Toledo, Aline Neves
PR Team: Danielle Marinho, Danúbia Paraizo, Lane Vilas Boas
Head de Produção: Patrícia Gaglioni
Produção: Fernanda Moura e Mariana Golpian
Produtora de Filme: Joint SP
Direção: DRVNK
Produção Executiva: Patricia Gaglioni/Fernanda Segura
Pesquisa Criativa: Arthur Wolf
Designer Director/Pós produção: Lukthis Studio
Finalizador: Rafael Hernandes
Direção de Arte: Lucas Ribeiro
Montadores: Gabriel KVPA, Neco Costa
Motion Designers: Neco Costa, Lucas Sou
Gerente de Projeto: Gabriel Galarza
Produtora de Áudio: Comando´s Áudio
Direção musical: Serginho Rezende
Produção: Magno Vito, Lucas Rezende, Tiago Occilupo
IA: Túlio Ricci
Finalização: Equipe Comando S

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens