Skip to main content

Amor foi o tema escolhido pelo Boticário para estar presente nesse carnaval de 2023. Ao longo de fevereiro, a marca vai marcar presença em alguns dos blocos mais importantes e movimentados do Brasil, como Galo da Madrugada, Timbalada e, no Rio de Janeiro, não poderia ser diferente. Em terras cariocas, uma das marcas mais amadas do Brasil vai marcar presença no bloco Sargento Pimenta de forma muito mais inclusiva: com o espaço acessível para pessoas com deficiência no maior bloco de rua da cidade.

A iniciativa, segundo Marcela de Masi – diretora-executiva de Marketing do Grupo Boticário, integra a frente de diversidade, inclusão e equidade do Boticário, um compromisso estabelecido entre a marca e a sociedade. Ela comenta:

“Hoje, as pessoas com deficiência representam aproximadamente 24% da população brasileira, segundo o IBGE. E, mesmo representando uma parcela grande da população, há uma longa jornada a ser percorrida para garantir que elas sejam incluídas de fato na sociedade. A nossa ideia, ao patrocinar essa iniciativa no carnaval carioca, é que a gente possa usar esse momento de grande visibilidade para trazer uma pauta que é importante o ano inteiro. Acreditamos que essa é uma forma importante de expressar o amor pelo carnaval. Afinal, ele precisa ser para todas as pessoas.”

Idealizado para oferecer uma estrutura e suporte a diferentes tipos de deficiências: auditiva, visual, física, intelectual e múltipla, o Espaço Acessível do Boticário contará com uma planta de 30 x 14 metros sem obstáculos, garantindo a circulação de pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida, intérprete de Libras, palco elevado para pessoas com baixa estatura, banheiro acessível, rotas reduzidas e rampas de acesso.

E, para garantir a diversão de todo mundo, a área vai dar acesso aos acompanhantes e amigos das pessoas com deficiência. O espaço está em meio ao maior bloco de rua do Rio de Janeiro, que é reconhecido pela trilha dos Beatles em ritmo de samba que, neste ano, estima receber 500 mil pessoas.

Criado e produzido pela Digital Social, agência que influencia comunidades, o projeto foi inspirado e cocriado a partir de histórias reais, de pessoas que enfrentam inúmeras barreiras levantadas pela falta de acessibilidade para curtir o carnaval – ao lado da Bendita Produções, responsável pelo bloco Sargento Pimenta, e da W3haus, agência responsável pelas redes sociais do Boticário.

Thays Almendra, CEO da Digital Social, conta:

“É preciso que os grupos minorizados sejam cada vez mais contemplados e considerados em todos os ambientes. Projetos como esse, com marcas relevantes no cenário nacional, como é o caso do Boticário, proporcionam diálogo e dão protagonismo para quem, muitas vezes, é socialmente invisibilizado. Por isso, teremos influenciadores com diversidade de deficiências participando do espaço e contando suas histórias reais.”

Larissa Magrisso, VP de Criação e Conteúdo da W3haus, aponta:

“O carnaval é uma grande conversa que mobiliza as redes sociais e impacta a cultura e comportamentos o ano inteiro. O patrocínio do Boticário ao Espaço Acessível gera uma oportunidade para mostrarmos, com a cocriação de conteúdos, que as pessoas com deficiência não falam só sobre suas lutas, mas sobre outros assuntos, como festa, beleza e amor. E essa é uma reivindicação importante dos grupos minorizado.”

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!