Skip to main content

Em um contexto em que as marcas buscam se reinventar para aprofundar a relação com seus públicos, conquistar novos clientes e fortalecer sua política de responsabilidade socioambiental, uma nova forma de storytelling tem ganhado destaque no mundo do audiovisual: os Branded Docs. A abordagem combina o poder do documentário com estratégias de branding, resultando em histórias autênticas e envolventes que conectam marcas com seu público de maneira profunda. De olho nesse cenário, produtoras audiovisuais como a Deusdará Filmes e a Prosa Press, sediadas em São Paulo, têm apostado neste formato.

Os Branded Docs consistem em um método colaborativo de produção de documentários em parceria com marcas. O processo criativo começa com uma investigação sobre os atributos da empresa, sobretudo os que a associam com causas e questões de interesse público. Geralmente esses temas e histórias têm ligação direta com a Agenda 2030 da ONU e com a política de responsabilidade social e ESG da companhia.

“Um dos desafios mais importantes deste trabalho é evitar conflitos éticos”, explica Leonardo Brant, sócio-diretor da Deusdará. “As histórias contadas e o que vemos na tela têm de refletir eticamente aquilo que queremos construir e transmitir com a marca, fugindo de temas e histórias que evidenciem interesses comerciais diretos da empresa”, pontua.

Do mesmo modo, Clovis Travassos, diretor executivo da Prosa Press, aponta que, apesar dos Branded Docs seguirem a mesma linha dos documentários tradicionais, eles se diferenciam pela conexão emocional criada com os espectadores, que, em geral, refletem causas apoiadas pela empresa e o propósito do negócio.

“Ao contar histórias autênticas e relevantes, esses filmes estimulam a identificação emocional e constroem uma percepção positiva da marca. Com o poder do audiovisual, esse formato é capaz de transmitir mensagens poderosas, deixando uma impressão duradoura nos espectadores”, destaca.

Em um mundo ultraconectado, consumidores passaram a estar mais vigilantes e clamar por marcas conectadas com a realidade, exigindo que as empresas que consomem estejam bem posicionadas diante das pautas sociais e ambientais da atualidade. Um exemplo disso é que, segundo um estudo desenvolvido pela Orbit Data Science, 22% dos consumidores deixavam de consumir quando não se sentiam representados pela empresa, sendo que 7% disseram ter deixado de consumir marcas que tiveram situações de discriminação noticiadas.

 

CIBERNÉTICAS

Quando a marca entra em campo para dialogar sobre um tema, junto com movimentos sociais, organizações e pensadores, cientistas e intelectuais, aumenta a potência e o alcance do debate público. É isso que está acontecendo com CIBERNÉTICAS, produção da Deusdará Filmes com direção de Graziela Mantoanelli, diretora executiva da produtora, e que acaba de ser lançado no Globoplay, com histórias de mulheres na tecnologia e patrocínio da Unisys, empresa de soluções nessa área, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais do que um documentário, CIBERNÉTICAS é um projeto expandido que engloba conteúdos como podcast, reportagens e ação educativa, com exibição e debate do filme em escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

O conjunto desse material busca aprofundar a temática do filme e incidir sobre assuntos ainda muito desafiadores para o país. São conteúdos e materiais que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como as metas globais para a igualdade de gênero e para a redução das desigualdades.

“Sem dúvida, os mecanismos de incentivo cultural são fundamentais para fomentar uma indústria importante para a economia brasileira e para a construção de valores e conhecimento para a nossa sociedade”, comenta Marcos Santos, diretor de Marketing, Comunicação e Demand-Generation da Unisys para América Latina.

Santos acrescenta que a empresa busca apoiar a promoção do documentário entre seus colaboradores, clientes, parceiros, mídia e públicos relacionados com o objetivo de conscientização sobre a equidade de gênero no mercado corporativo.

“O tema central do documentário CIBERNÉTICAS está totalmente alinhado aos valores da Unisys e à nossa agenda ESG, dentro do pilar de Diversidade, Equidade e Inclusão. Houve uma relação de parceria estratégica entre as empresas, trabalhando a muitas ‘mãos’ e com isso tornando o processo bastante fluido e eficaz”, destaca o diretor de Marketing da Unisys.

 

INOVAÇÃO COMO O FIO CONDUTOR

No Brasil, nos últimos anos tem sido possível observar um crescente interesse de marcas em realizar projetos audiovisuais relacionados à causas associadas ao seu propósito. Atenta a esse cenário, a Prosa Press vem desenvolvendo uma série de Branded Docs que têm como fio condutor a inovação e o impacto da tecnologia na vida das pessoas.

Os trabalhos mais recentes da produtora neste sentido foram os documentários Inovar é Um Parto e Ecossistemas de Inovação. O primeiro trata sobre a importância do empreendedorismo feminino e do uso da tecnologia como elemento relevante para a longevidade de empresas. Disponível na Globoplay, o documentário foi apoiado por grandes empresas como Fleury, 99 e Zup.

Em 2023, a Prosa Press também lançou o documentário Ecossistemas de Inovação, cujo objetivo era percorrer o Brasil para mostrar os ecossistemas locais, como se organizam e, em especial, como é possível impulsionar a inovação para além do Vale do Silício. Dirigido por Patricia Travassos, fundadora da produtora, o filme contou com o apoio da 3M.

“Há décadas, a 3M tem sido sinônimo de criatividade e inovação. Ao decidirmos produzir um documentário sobre o tema, tivemos a satisfação de contar o apoio da empresa para desenvolver o projeto”, conta Clovis Travassos.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens